30 Março 2012

É já amanhã

Amanhã a Joana vai estar na Fnac de Coimbra a apresentar o seu novo livro. Eu vou lá estar pois não podia deixar de a felicitar por mais este sucesso e claro, também estou desejosa de ter o livro.
Apareçam também pois a boa disposição e simpatia da Joana é contagiante.

29 Março 2012

A cozinha da Mimi - Curso de culinária para crianças


A minha princesa começou ontem e veio de lá toda contente e orgulhosa com uma caixinha cheia de bolachinhas arco-íris  e quando chegou a casa queria fazer mais com o irmão, para lhe ensinar ;-) Ela contou que também fizeram panquecas (pequeninas mas deliciosas, palavras dela) e começaram a pintar amêndoas para a páscoa.
Hoje há mais e ela mal acordou perguntou logo se faltava muito para voltar à cozinha da Mimi.
Aproveitei este meu cantinho para divulgar este curso pois acho uma ideia super original para os nossos filhotes passarem as suas tardes de forma diferente e a brincar sempre vão aprendendo a cozinhar.
Passem pelo cantinho da Mimi e vão espreitando o que elas vão fazendo pois a Mimi partilha  as receitas todas :-)

22 Março 2012

Salmão ao vapor - Bimby


Cá em casa todos gostamos muito de salmão, pois para além de ser muito saboroso, é muito versátil (comemos com massa, com arroz, com batata, cozido, grelhado, ao vapor) e ainda mais fácil de confecionar. A minha filhota adora pois diz que é o peixe das princesas por ser cor de rosa ;-)
Quando vi esta posta de salmão escalada, livre de espinhas não hesitei em comprar e mal cheguei a casa achei que cozinhada a vapor seria a melhor opção, pois não dá trabalho nenhum e é mais saudável.
Coloquei esta posta sobre papel de alumínio, temperei com sal, alho, tirinhas de pimento vermelho, tomilho fresco e coentros picados. Fechei o papel de alumínio e coloquei na varoma. Deixei cozinhar 40 minutinhos, vel.1
No final é que reparei que me tinha esquecido de pôr azeite mas não fez falta nenhuma pois ficou muito suculento, saboroso e ainda mais saudável.
Acompanhei com massa, tomates cereja e alguns camarões cozidos.
Experimentem!

20 Março 2012

A Primavera chegou ...


... e com ela a vontade de comer frutinha. Lembrei-me destas espetadinhas que faço muitas vezes pois  todos adoram por serem tão fáceis de comer e são tão fresquinhas.

Um dia cheio de sol para todos :-)

15 Março 2012

Es os pequenos almoços assim já sabem tão bem

Eu adoro pequenos almoços simples mas que nos deixam de sorriso nos lábios e para mim um iogurte com frutos vermelhos e nozes é simplesmente divinal. E o melhor de tudo é que é saudável e fico sem fome muito tempo.


Bom apetite

14 Março 2012

Lasanha de carne com legumes grelhados e cogumelos


Ontem para o jantar tinha destinado fazer uma massa à bolonhesa mas com a vinda dos meus sogros para jantar lembrei-me que poderia fazer uma lasanha, sempre ficava um prato mais bonito. Depois pensei, e porque não juntar camadas de legumes grelhados. Ficou maravilhosa e fiz tudo super rápido. Claro que devem estar a pensar, super rápido como se leva legumes grelhados, cogumelos, bechamel, bolonhesa...Pois bem, vou revelar-vos pequenos segredos que tornaram esta refeição rápida e saborosa. Para isso vou separar a receita em 3 partes: a bolonhesa, o molho bechamel e os legumes grelhados com os cogumelos.

Para a bolonhesa fritei ligeiramente a carne picada em azeite. Temperei com um pouco de sal e ervas de provence. Quando  a carne estava a ficar coradinha juntei-lhe polpa de tomate da compal (aquela que já tem cebola e alho) e foi só deixar cozinhar uns minutinhos. Desde que descobri esta polpa de tomate que faço as bolonhesas muito mais rápido e ficam super saborosas sem precisar de descascar, alhos, nem cebola, nem tomate ;-)

Para o molho bechamel utilizei a bimby. Juntei 600g de leite, 60g de farinha, 40g de manteiga,  sal a gosto e programei 8min, 90º, vel4.

Para os legumes grelhados com cogumelos costumo comprar congelados da marca continente. Os legumes já vêm grelhados e descascadinhos e os cogumelos são de muitas variedades. Salteei-os num pouco de azeite e ficaram prontinhos num instante.

Depois foi muito simples. Foi só dispor camadas de massa de lasanha (eu costumo usar massa fresca, também da marca continente, pois cozinha mais rápido), bolonhesa, lasanha, legumes e cogumelos, e fui intercalando até acabar com uma placa de lasanha. Juntei o molho bechamel e levei ao forno 30 minutinhos a 180ºC.

Viram, parece um prato super complicado mas com estas pequenas dicas vão ver que o fazem muito rápido e fica uma delícia.

Bom apetite