15 setembro 2010

Almôndegas e Hambúrgueres com coentros



Cá em casa as almôndegas e os hambúrgueres são sempre caseirinhos pois para além de serem muito simples e rápidos de fazer podemos sempre pôr temperos diferentes. Como a minha princesinha gosta muito de hambúrgueres costumo fazer para ela uns mais pequeninos e ela adora, pois sabe que foram feitos especialmente para ela.
Também costumo fazer grandes quantidades para congelar o que dá muito jeito para aqueles dias que não sabemos o que fazer ou quando temos pouco tempo.

Aqui vai a receita: 0,5 kg de carne de porco picada, 0,5 kg de carne de vaca picada, 4 dentes de alho picados grosseiramente (pois eu adoro encontrar bocadinhos de alho), 1 cebola pequena ralada, sal q.b., 1 ovo e coentros picados (desta vez resolvi pôr coentros e ficaram maravilhosos mas também resulta muito bem com tomilho, salsa, orégãos...é só deixar fluir a vossa imaginação).

Basta misturar tudo muito bem (eu misturo sempre com as mãos pois fica melhor) e fazer pequenas bolas (ter as mãos um pouco húmidas ajuda a que a carne não se cole aos dedos). Para os hambúrgueres basta espalmar essas bolas.

Para as almôndegas com molho de tomate fiz um refogadinho com cebola, alho, tomate, sal e azeite. De seguida juntei as almôndegas e deixei cozinhar cerca de 30 minutinhos (por vezes é necessário juntar um pouco de água, vinho, cerveja, ... como preferirem).

Quando faço hambúrgueres costumo pô-los no forno em cima de papel vegetal com um fio de azeite. Em 20 minutinhos estão prontos, douradinhos e sem dar trabalho nenhum.

Bom apetite!!!

4 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Parecem bem saborosas, uma óptima sugestão.

Lénia Rufino disse...

Filipa, obrigada pela visita ao meu blog. Sobre a assinatura: clique em cima dela. Isso leva-la-á a um site onde pode criar uma para si. É fácil e rápido!

Beijinho!

Bichinha disse...

Depois de ver a Mafalda Pinto Leite a fazer as almondegas fiquei a pensar se deveria continuar a comprá-las já feitas. Depois espreito o seu blog e vejo escrito como se faz. Decidi, não compro mais preparadas. De facto é muito fácil, pensei que desse mais trabalho. Obrigado pela partilha.

moranguita disse...

humq ue bonitas que ficam.
com coentros eu ia adorar
adoro o sabor dos coentros
caseiras sao mil vezs melhores
beijinhos