17 setembro 2007

Bacalhau com natas ... mas sem natas ;-)

Este bacalhau foi a minha mãe que me ensinou. Foi das primeiras receitas que aprendi pois é muito fácil de fazer, não leva natas o que é bom para as dietas ;-) é delicioso, é sempre uma óptima solução para quando recebemos amigos em casa (pois podemos preparar com antecedência) e fica sempre bom.
A receita é: 1 embalagem de 400g de bacalhau desfiado (eu compro já demolhado), 1 cebola grande, 2 cenouras médias, 6 dentes de alho, 1 litro de leite, 1 pacote dos grandes de batatas fritas em palha e 2 colheres de farinha.
Cozi o bacalhau no litro de leite. Noutra panela fiz um refogado com a cebola picada, as cenouras raladas, os alhos e azeite. Deixei refogar bem. De seguida pus o bacalhau com um pouco do leite de cozer e deixei refogar um pouco mais. Depois envolvi a farinha e voltei a acrescentar um pouco do leite até formar um creme. Finalmente envolvi as batatas com este creme e com o resto do leite. Pus num pirex e levei ao forno a gratinar.
Acompanhei com uma saladinha de tomate com alface e orégãos.
Experimentem e depois digam se gostaram.

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
virtual chef disse...

Olá Filipa, obrigado pela visita ao meu blog o por me ter adicionado aos seus "Blogs Gulosos". Gostei de ver nas suas inspirações o Jamie Olivier e o Vitor Sobral que são também duas das minhas principais inspirações.
Continue com o seu blog, tem aqui receitas interessantes. Voltarei...!

Elvira disse...

Parabéns pelo seu blog! E obrigada pelo seu simpático comentário que fez com que eu o descobrisse. :-)

Vou linkar o seu blog no meu para voltar muitas vezes.

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues de culinária em língua portuguesa...? Basta registar-se como utilizadora e depois registar o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Beijinhos.

Laranjinha disse...

Que boa ideia! Gostei de descobrir o seu blog. Parabéns.

anna disse...

Fascinante ete bacalhau com/sem natas...
Não deixa culpa nem remorsos!
Gostei muito.
Bom Domingo!

Viagem a Marrocos disse...

Este é o bacalhau com natas do restaurante Celeiro, na baixa de Lisboa.
É muito bom!!