23 agosto 2008

Fishcakes da Guida


Estou sempre a pedir aos meus amigos para me enviarem fotos e receitas dos pratos favoritos deles e desta vez foi a minha amiga Guida que me enviou uma receita de "fishcakes" (pasteis de peixe) tipicamente britânico (não estivesse ela em terras de sua majestade ;-) e eu não quis deixar de partilhar convosco pois parece-me deliciosa e saudável.
A receita é do Jamie Oliver, numa campanha que ele está a fazer para um supermercado mas ela fez algumas alterações.

Aqui vai a receita da Guida (para 2 pessoas):

Usei uma posta pequena de salmão e um filete de pescada (a receita original leva só salmão, mas achei que era uma maneira muito boa de consumir pescada), 4 batatas médias e cozi em água com pouco sal. Retirei o peixe e desfiei muito bem. Retirei depois as batatas e desfiz até ter puré. Misturei o puré de batata com o peixe desfiado, mexendo muito bem. Adicionei pimenta (sal se necessário), sumo de meio limão, um pouco de salsa e um pouco de leite magro até ter a consistência certa (não pode ficar demasiado mole nem cremoso). Moldei os bolinhos com as mãos e deitei um fio de azeite de cada lado dos bolinhos. Os bolinhos foram colocados num tabuleiro e foram ao forno a 200º durante 15 a 20 min, até ficarem ligeiramente douradinhos. Servi com uma salada de alface, tomate, maçã e rabanetes, temperada com vinagre balsâmico.

Ainda não tive oportunidade de experimentar mas este fim de semana não me vai escapar ;-)

Esta minha amiga tem um blog Ei! Kumpel - http://blog.eikumpel.com que não podem deixar de visitar pois tem coisas lindíssimas e originais. Dêem uma espreitadela.
Beijinhos

4 comentários:

risonha disse...

gostei desses bolinhos especialmente pelo facto de terem sido feitos no forno, pois assim são muito mais saudáveis.

Martuxa disse...

Gostei muito da receita, pelos ingredientes e também por serem feitos no forno.

Bjs

claudia disse...

Gostei destes fishcakes!

bio_geo_esds@ disse...

Parabéns, gostei muito do blog.
Pareceu-me familiar já que também tenho um layout semelhante no meu e os pratos VA canárias, parece que estou em casa, lol.

Parabéns mais uma vez, e estes bolinhos eu vou experimentar.