23 agosto 2008

Fishcakes da Guida


Estou sempre a pedir aos meus amigos para me enviarem fotos e receitas dos pratos favoritos deles e desta vez foi a minha amiga Guida que me enviou uma receita de "fishcakes" (pasteis de peixe) tipicamente britânico (não estivesse ela em terras de sua majestade ;-) e eu não quis deixar de partilhar convosco pois parece-me deliciosa e saudável.
A receita é do Jamie Oliver, numa campanha que ele está a fazer para um supermercado mas ela fez algumas alterações.

Aqui vai a receita da Guida (para 2 pessoas):

Usei uma posta pequena de salmão e um filete de pescada (a receita original leva só salmão, mas achei que era uma maneira muito boa de consumir pescada), 4 batatas médias e cozi em água com pouco sal. Retirei o peixe e desfiei muito bem. Retirei depois as batatas e desfiz até ter puré. Misturei o puré de batata com o peixe desfiado, mexendo muito bem. Adicionei pimenta (sal se necessário), sumo de meio limão, um pouco de salsa e um pouco de leite magro até ter a consistência certa (não pode ficar demasiado mole nem cremoso). Moldei os bolinhos com as mãos e deitei um fio de azeite de cada lado dos bolinhos. Os bolinhos foram colocados num tabuleiro e foram ao forno a 200º durante 15 a 20 min, até ficarem ligeiramente douradinhos. Servi com uma salada de alface, tomate, maçã e rabanetes, temperada com vinagre balsâmico.

Ainda não tive oportunidade de experimentar mas este fim de semana não me vai escapar ;-)

Esta minha amiga tem um blog Ei! Kumpel - http://blog.eikumpel.com que não podem deixar de visitar pois tem coisas lindíssimas e originais. Dêem uma espreitadela.
Beijinhos

18 agosto 2008

O doce da nossa casa


Este docinho é recente cá em casa mas já se tornou o doce favorito de todos. É simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.

Aqui vai a receita: 1 lata de ananás, 1 chávena de água, 2 pacotes de boca doce de caramelo, 6 colheres de açúcar e 2 pacotes de natas.

Comecei por desfiar muito fininho o ananás (se preferirem ou estiverem com pressa passem um pouco pela varinha). Depois juntei uma chávena da calda da lata, uma chávena de água, 6 colheres de açúcar e os dois pacotes de boca doce de caramelo. Levei ao lume até engrossar. Deitei numa taça e levei ao frigorífico até ficar fresquinho e depois bati bem as natas com açúcar (chantilly) e pus por cima e levei novamente ao frigorífico.
Esta sobremesa é tão fácil, diferente e deliciosa. Experimentem. Aqui em casa está aprovadíssima (desculpem a foto pois não diz o quão boa é esta sobremesa).

14 agosto 2008

Gambas e Tibornada com sabor a férias


As férias já começaram e nada melhor do que uns bons pitéus com esta vista para o mar. Simplesmente maravilhosa e relaxante.
Estas gambas ficaram deliciosas. Basta levar ao forno com cerveja, um pouco de manteiga, bastante piri-piri e alho. Hummmm...de comer e chorar por mais.
A tibornada não é nada mais que um bacalhau com batatinha a murro com umas ligeiras alterações. Como tinha sobrado uns pimentinhos assados da sardinhada do dia anterior (outro pitéu que nem fui a tempo de tirar fotografia;-) resolvi juntar ao bacalhau com uns ovinhos cozidos e umas azeitoninhas bem regado com azeite caseiro. Ficou delicioso.

Aproveito para desejar boas férias a todos os que me visitam e prometo que vou aparecendo para ir partilhando com vocês as comidinhas de férias.