22 janeiro 2009

Arroz de bróculos com pescadinha frita


No passado fim de semana fomos fazer comprinhas ao mercado. Comprámos tanta coisa boa, com um aspecto maravilhoso e tudo bem fresquinho e caseiro. É completamente diferente de ir ao supermercado.
Comprámos uns bróculos que nunca tinha visto, parecem grelos (têm uma haste fina e alta) e na ponta têm um bróculo bem pequenino e escurinho. Perguntámos logo se eram bons e a senhora disse que eram os bróculos desta altura e que eram muito bons (só não os devemos cozer junto com as batatas pois deixa tudo escuro).
Mal chegámos a casa resolvemos fazer pescadinha frita (com farinha de milho pois fica bem mais bonita) e um arrozinho de bróculos. Este arroz é parecido com o arroz de espigos mas ainda mais saboroso. Digos-vos, ficou uma especialidade.

Aqui vai a receita:
Para a pescada basta temperar com sal e limão e passá-la por farinha de milho e pôr a fritar.
Para o arroz de bróculos levámos ao lume uma cebola picadinha, 2 dentes de alho e um fio de azeite . Logo de seguida juntámos os bróculos arranjadinhos e bem lavados (não escorrer muito). Deixámos a cozinhar até os bróculos estarem quase cozidos (se fôr necessário ir juntando bocadinhos de água a ferver para não agarrar). Finalmente juntámos 1 copo de arroz carolino (para 4 pessoas) e 2 copos de água.
Maravilhoso.

6 comentários:

Nysa disse...

hum... gosto muito de arroz de bróculos ;-) fica muito bem com peixe!! beijocas

Isabel de Miranda disse...

Adoro é uma maravilha e o teu está divino.Deixei-te uns mimos no meu cantinho beijinhos carinhosos

ei! kumpel disse...

Sabes que até sair de casa dos meus pais não comia bróculos que não fossem desses, que são os que eles têm no quintal! :)

beijinho,
guida

O blog... disse...

Como eu gosto de arroz com vegetais. Mas desconhecia o arroz de bróculos. Deve ser uma maravilha.

colher-de-pau disse...

Arroz de bróculos é uma novidade para mim, mas sem dúvida que vou experimentar um destes dias.

Catarina Santos disse...

De repente quando olhei para este arrozinho pensei mesmo que fosse de grelos, e que saudades eu já tenho! Realmente tens toda a razão, nada como comprarmos produtos no mercado, bem fresquinhos! Da próxima vez que fizer peixe frito vou experimentar paná-lo com farinha de milho, gostei da ideia :)

Beijinhos e bom fim de semana!!