29 janeiro 2009

Tarte gelada de frutos silvestres


Esta receita de tarte gelada já a fiz de diferentes formas (a original é com leite condensado cozido e maltesers e vem na Saberes e Sabores de Julho de 2008 e eu fiz quando festejei o primeiro aniversário deste meu cantinho), com mousse de morango (quando festejei os meus 30 aninhos) e desta vez fiz com mousse de frutos silvestres. Para mim esta opção é a melhor de todas e fica uma sobremesa deliciosa e diferente.
Vamos então à receita.

Base: 300g de bolachas com pepitas de chocolate e 60g de vaqueiro

Chocolate: 300g de chocolate culinário, 40g de açúcar, meio pacote de natas, 60g de vaqueiro e 4 ovos

Mousse: 5 folhas de gelatina, 1 lata de leite condensado, 300g de frutos silvestres (eu comprei as frutas inteiras congeladas), 100ml de leite e um pacote e meio de natas.

Comecei por picar as bolachas com a vaqueiro até obter um aspecto de areia grossa. Espalhei no fundo de uma forma (com fundo amovível) e calquei bem com as mãos. De seguida derreti no microoondas (basta 1 minutinho na potência máxima) o chocolate com a vaqueiro, o açúcar e as natas. Juntei a esta mistura as gemas e de seguida espalhei este creme por cima da base de bolacha. Levei ao congelador. Para a mousse triturei os frutos silvestres e envolvi-os com o leite condensado. Demolhei as folhas de gelatina em água fria e depois levei-as a lume brando com o leite para derreterem. Incorporei com o preparado de frutos silvestres e juntei as natas previamente batidas.
Levei ao congelador e antes de servir decorei com alguns frutos silvestres.

Experimentem pois é uma sobremesa deliciosa.

Bom apetite!!!

4 comentários:

Isabel Salvador disse...

mas ke deliçia,,mesmo fresquinho comia já uma grande fatia,jinhos grandes

GreyScale disse...

Mas que maravilha.....

Karla disse...

Muito muito bom...nada light :P mas um dia não são dias...

Catarina Santos disse...

Ainda me lembro de teres publicado a Tarte de Maltesers e também a versão com Mousse de Morango! Aliás, as receitas ainda estão guardadinhas para serem experimentadas! Com certeza que esta também não lhes fica nada atrás :)

Beijinhos e bom fim de semana!!