01 abril 2009

A sobremesa da Xana

Experimentei esta sobremesa pela primeira vez em casa da minha amiga Xana e foi amor à primeira dentada. É super fresca e deliciosa. A Xana costuma fazer com pêssego em calda mas eu como tinha moranguinhos e como estes casam tão bem com natas e chocolate, resolvi experimentar e ficou deliciosa. Os anos do meu querido avô Zé Clarinho foram o mote para fazer esta receita...e todos gostaram.
A receita é muito simples pois baseia-se numa receita de mousse de chocolate, chantilly, morangos e palitos de la reine.

Começa-se por triturar alguns morangos até obter um suco em que se possa molhar os palitos de la reine (se se fizer com o pêssego em calda basta embebê-los na calda). Dispôem-se no fundo de uma taça. Cortam-se os restantes morangos e espalham-se por cima. e depois vamos alternado colheradas de mousse com colheradas de chantilly.

A foto não é das mais bonitas pois como tive de transportar a sobremesa tive de pôr papel selofane que ficou colado à sobremesa e deu-lhe este aspecto picotado...mas acreditem que é muito boa.

Bom apetite!!!
Adenda: Ups...esqueci-me de colocar as quantidades por isso aqui vai.
Para a mousse: 1 tablete de chocolate de culinária, 6 ovos, 6 colheres de açúcar e uma colher de sobremesa de manteiga. Bati as 6 claras em castelo. Derreti a tablete em banho maria com a manteiga. Juntei as gemas e bati bem. Finalmente envolvi com as claras.
Para o chantilly: 1 pacote de natas frescas e 2 colheres de sopa de açúcar. Juntar tudo e bater até ficar sem cair.
Para o resto da sobremesa: 1 pacote de palitos de la reine e 500g de morangos.

4 comentários:

Marta disse...

Olá,

Parabéns!!! Aspecto delicioso.
Fiquei a salivar... esta imagem é mesmo de ficar com "água na boca".
Gostava de experimentar, quais foram as quantidades que usou?
Obrigada.

Angela Oeiras disse...

Moranguinhos em calda, mousse de chocolate e chantily... que combinaçõa mais perfeita... gostei!

moranguita disse...

mas que bonita a sobremesa. beijocas

Karla disse...

Bem...que tentação :P