15 dezembro 2009

Um bolo de maçã e nozes para regressar


Antes de mais obrigada a todos os que me têm continuado a visitar. As coisas já acalmaram um bocadinho e agora já só estou à espera que o meu menino queira nascer, o que já não deve faltar muito ;-).

Aproveitei este fim-de-semana para matar saudades da cozinha e resolvi fazer este bolo de maçã que já estava guardado para fazer à bastante tempo e foi inspirado no blog http://figolampo.blogspot.com/ que é uma cozinha que adoro e que vale a pena visitar.
Aqui vai a receita:

8 maçãs, 1 colher de sopa de canela, 5 colheres de sopa de açúcar, 4 ovos, 2 chávenas (mal cheias) de farinha , 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 chávena de óleo, 1 chávena de açúcar, 1/2 chávena de sumo de laranja e 1 chávena de nozes cortadas grosseiramente.

Comecei por descascar as maçãs (tinha de muitas variedades e misturei um pouco de todas) com a canela e as 5 colheres de açúcar e deixei de parte. Noutra taça misturei a farinha, o fermento, o óleo, o açúcar e o sumo de laranja. Bati muito bem e fui adicionando os ovos um a um.
Untei uma forma com buraco e pus primeiro um pouco da massa, depois parte das maçãs, depois o resto da massa e finalizei com o resto das maçãs. Levei ao forno cerca de 45 minutinhos, a 180º.

Experimentem. É um bolo delicioso para estes dias frios pois até nos aquece a alma.

Obrigada à Ana e à Cátia pelo prato novo para os meus bolinhos.