06 março 2010

Leite-Creme de tomilho


Esta receita é mais uma das maravilhas que aprendemos no workshop de canapés. Quando vi que a íamos fazer fiquei um pouco desconfiada pois achei que não tinha nada uma coisa a ver com a outra mas depois de experimentar tornei-me fã. É realmente uma surpresa à primeira colherada. Experimentem que vale a pena.


Aqui segue a receita : 1l de leite, 6 gemas de ovo, 40g de farinha maisena, 200g de açúcar (no workshop utilizámos 100g de açúcar e 100g de açúcar demerera) e um molho pequeno de tomilho fresco.


Comecei por levar ao lume até ferver o leite e o tomilho. Numa taça misturei o açúcar, a farinha e as gemas. Adicionei o leite fervido, pouco a pouco, a esta mistura e mexi bem. Coei este preparado para um tacho e levei ao lume, sem parar de mexer até o creme engrossar. Coloquei numa taça e deixei arrefecer. Espalhei um pouco de açúcar por cima da taça e queimei com um ferro de queimar até caramelizar.


Bom apetite!!!
Também fica bom com louro, tomilho limão, noz moscada ... enfim, onde a nossa criatividade nos levar.

5 comentários:

Sandra Barradas disse...

Nunca fiz leite creme, que vergolha!!!
Na minha familia não havia esse habito e agora acho sempre que há muitas pessoas que fazem melhor que eu e por isso não me atrevo.
Esta 'inovação' vai ser o mote para o meu primeiro leite creme.
Obrigada

Marilia Medeiros disse...

uma combinação que nunca teria pensado... vou experimentar

Isa Bettencourt disse...

eu tb nunca fiz leite creme... mas esta tem uma cara mt apetitosa :P

vai haver um encontro de bloger aki em aveiro... se tiveres interessa em ir passa em http://docetentacaodalili.blogspot.com/2010/03/encontro-de-blogueiras-em-aveiro.html

bjin

moranguita disse...

e uma das minhas sobremesas mais solicitadas e também favoritas de mim:-)
com tomilho nunca pensei mas tenho que experimentar
beijinhos

Borboleta disse...

De facto nunca me passaria pela cabeça esta combinação mas às vezes não há nada como experimentar....