12 agosto 2010

Amêijoas à moda cá de casa


Esta receita de amêijoas é muito gulosa e faz as delícias cá em casa no verão.

Aqui vai a receita:
1kg de amêijoas, 2 cebolas médias cortadas às rodelas, 3 dentes de alho, 3 tomates bem madurinhos (nesta altura os tomates são deliciosos e super suculentos, ideais para esta receita e como diz a minha avó "nesta altura dos tomates não há maus cozinheiros" eheheheh), bocadinhos de bacon (facultativo), pimento vermelho aos cubinhos, sal, piripiri, coentros e azeite.
Primeiro comecei por pôr as amêijoas em água com bastante sal para sair a areia (deixei cerca de 4 horas). Numa panela dispus a cebola, o tomate, o alho, o pimento, o bacon, o sal, o piripiri e o azeite. Levei ao lume e deixei refogar bem (cerca de 30 minutinhos), para fazer um bom molhinho. De seguida pus as amêijoas e os coentros e esperei que elas abrissem. Acompanhei com pãozinho para não desperdiçar este molhinho tão saboroso.

Boas ameijoadas ;-)

8 comentários:

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

adoro ameijoas!!
esse molhinho deve ser uma delicia a molhar o pão!
um beijinho

Borboleta disse...

Que delícia, adoro ameijoas e estas ficaram mesmo com óptimo aspecto!!!

moranguita disse...

bem se o meu namorado visse babasse ainda mas que eu m e estou a babar
adoro ameijoas.
que rico molhinnho
beijinhos

Raquel Úria disse...

Que bom aspecto, Filipa! Nem quero imaginar o cheirinho... tenho que experimentar cá em casa. Beijinhos. (Raquel Bio96)

Abobrinhas na Cozinha disse...

Hummm, que carinha mais deliciosa que ficou esse prato! :)

Zézinha disse...

Eu também faço assim e fica uma delícia.
Parabéns pelo Blog; sou leitora assídua.Bjs

Ana disse...

Sendo amêijoas congeladas, é necessário colocar em água para retirar o sal?
Coloca-se o tomate inteiro, isto é, não se retira as peles nem sementesw?

Xana Bértolo disse...

Filipa, adorei o teu cantinho :)... Super apetitoso mesmo...
Já sou tua seguidora, até breve
beijinhos