22 setembro 2010

Algumas dicas que eu aprendi...

Para muitos de vós estas dicas poderão não ser novidade mas para mim foram e vou adoptá-las na minha cozinha. Assim terei pratos mais saborosos e saudáveis.

Sabiam que:

- devemos cozinhar com sal marinho tradicional (a flor de sal também é muito boa mas como é mais cara deve usar-se para finalizar os pratos).
- nunca se deve comer sementes nem pele de tomate ou pimento cozinhadas.
- mal começamos a cozinhar devemos por uma panela de agua ao lume e todas as sobras do que estivermos a cozinhar (cenoura, cascas de cebola, pontas da courgette, espinhas do bacalhau...) vamos pondo para a panela. Assim sempre que precisamos de juntar água aos nossos cozinhados basta ir buscar à panela e coar este caldo.
- o bacalhau nunca deve ser cozido. Quando queremos cozer bacalhau pomos numa panela com água a ferver e mal esta volte a levantar fervura retiramos do lume ou levamos ao forno com um fiozinho de azeite, tapado com alumínio, a 150ºC, cerca de 25 minutinhos.
- o bacalhau deve ser demolhado sempre abaixo dos 5ºC para não fermentar. Ou seja, o ideal é demolharmos no frigorífico.
- só devemos descascar alhos e cebolas uma vez por semana. Depois de descascar pomos num recipiente com água morna e deixamos uns minutinhos. De seguida secamos bem e guardamos num frasco bem fechado. Assim, sempre que precisarmos basta ir buscar o frasco.
- antes de começarmos a cozinhar devemos preparar tudo (picar, cortar, descascar,...) pois torna-se muito mais rápido e fácil.
- para fazer massa brick em casa basta por uma panela ao lume e uma frigideira anti aderente por cima. Fazemos um polme só com farinha e água e pincelamos a frigideira bem quente com este polme (até fazer uma película muito fininha). Deixamos alourar um bocadinho e já está. Sem gorduras e sem necessidade de por ovo ou água para colar.

Agora não me estou a lembrar de mais nada mas vou consultar os meus apontamentos e se houver mais alguma venho aqui completar.

Espero que esta lista vos seja tão útil como foi para mim.

Beijinhos e bons cozinhados.


5 comentários:

Isabel disse...

Olá Filipa,
muito obrigada por partilhares estas dicas que considero de grande utilidade na nossa cozinha.
Beijinho.

Bichinha disse...

Gostei da dicas, apenas cumpro duas, a do sal marinho, mas normalmente uso a flor de sal e costumo ter todos os ingredientes cortados em tigelas antes de cozinhar. A da água quente não a utilizo com as sobras mas tenho sempre o cuidado de ferver água para cozinhar, pois assim não quebro o ritmo da cozedura e a comida fica pronta nm instante. Gosti muito da dica da cebola e dos alhos, mas se às vezes já choro ao cortar uma, imagino com 3 ou 4 é um mar de lágrimas :) mas sem dúvida que me parece muito prático. Nada como experimentar.
Deve ter sido fantástico estar ao lado dos grandes chefese comer das suas comidinhas :)
Obrigado pelas dicas

moranguita disse...

gostei das dicas serao muitos uteis sim senhora
a do sal e a do bacalhau a demolhar ja fazemos ca em casa
beijinhos e bom fim de semana

Ana disse...

Ótimas dicas!

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Adorei as dicas ... seu blog e precioso!!!
bjinhos