17 março 2011

Bacalhau à moda de Braga


Este bacalhau é uma especialidade da minha sogra e é uma maravilha. Embora dê algum trabalho (essencialmente por que se tem de fritar o bacalhau e as batatas) o resultado vale a pena.


Aqui vai a receita (4 pessoas): 4 postas de bacalhau previamente demolhado, 3 cebolas médias cortadas às rodelas, 6 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 tomate madurinho, 6 batatas cortadas às rodelas e azeite q.b.


Num tachinho juntar a cebola, o alho, o louro e o tomate e regar com bastante azeite. Deixar refogar bem até a cebola ficar molinha e transparente. Antes de fritar o bacalhau colocar numa panela de água a ferver só mesmo para o amaciar (basta 1 minutinho). Depois secar bem as postas com papel absorvente, passar por farinha e fritar em lume médio até ficar douradinho. Numa fritadeira fritar as batatas. Para servir coloca-se o bacalhau, rega-se com a mistura de azeite, cebola, alho, louro e tomate e as batatinhas à volta.

Também há quem ponha maionese e leve ao forno mas acho que assim é bem melhor.

Bom apetite!!!


7 comentários:

moranguita disse...

hum e assim ja esta muito bom linda.
adorei este prato
podia ser agora o meu almoço
beijinhos

Sarokas disse...

hummmmm! mesmo a abrir o apetite para o almoço! ;)
delicioso aspecto!

Unknown disse...

Tem um aspecto bem delicioso Filipa e depois ía bem aquele toucinho do Céu como sobremesa pois está magnifico hummm, adoro.

Beijinhos!!

Sónia Meirinho disse...

Há anos que não como desse prato e adoro!!!!! É de facto viciante e um perigo:)) Ficou com um ar delicioso, nhami.

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto fenomenal!

Margarida disse...

Eu adoroo bacalhau de braga.. o teu tem um aspecto delicioso!!

Beijinhos

Rosita Vargas disse...

Que rico guiso bacalao con encebollados queda muy sabroso,una delicia,me encantaron tus receta,volveré a revizar más y me quedo,abrazos y muchas bendicones.