28 Março 2011

Azeitonas temperadas


Ainda hesitei em postar esta receita (se é que se pode chamar receita) mas como cá em casa toda a gente adorou e elas acabaram num instante achei que podia partilhar convosco.


Eu adoro azeitonas e então se forem bem temperadinhas melhor. Sempre que vou aos restaurantes delicio-me com as azeitonas temperadas que normalmente apresentam mas achei que não seria tão difícil fazê-las em casa e cá vai a minha versão.


Ingredientes: Azeitonas de várias qualidades, alho picadinho, pickles picadinhos, folhas de louro, sumo de limão e azeite. Misturar tudo bem e manter fora do frigorífico.


Estas azeitonas ficam sempre bem como entrada de qualquer refeição e em saladas também ficam lindamente.

25 Março 2011

Triffle de morangos com bolo de chocolate




Já andava para fazer um Triffle há imenso tempo mas achei sempre que seria uma sobremesa muito elaborada e que demoraria muito tempo a fazer, mas afinal enganei-me. No dia do Pai fiz este Triffle de morangos com bolo de chocolate que para além de rápido é muito saboroso e fresquinho.
Esta receita tirei daqui e fiz pequenas alterações. Em vez de bolo de leite condensado achei que um bolo de chocolate ficava muito bem com os morangos mas nem vos vou dar a receita pois ficou um bolo muito denso o que não é bom para este tipo de sobremesas que precisam de bolos mais fofos para incorporarem os sucos da fruta; experimentem com pão-de-ló, bolo de iogurte, bolo de leite condensado e acho que palitos de la reine também devem ficar muito bem.

Aqui vai a receita: 1 bolo partido em pedaços (eu fiz um bolo de propósito mas podem aproveitar as sobras de um bolo), 1 kg de morangos cortados em pedaços, 1 lata de leite condensado, 2 medidas da lata de leite, 2 colheres de sopa de farinha maizena e 6 gemas.

Comecei por lavar bem e partir os morangos. Coloquei numa taça com um pouco de açúcar e sumo de 4 laranjas.
Para o creme misturei o leite condensado, com o leite, as gemas e a farinha maizena e levei ao lume até engrossar. Deixei arrefecer bem este creme.
Para montar parti o bolo aos pedaços e coloquei no fundo de uma taça, de seguida adicionei uma camada de morangos com bastante suco para ser absorvido pelo bolo e uma camada de creme. Repeti estas camadas até acabar com os ingredientes. Levei ao frigorífico e servi fresquinho.
Muito bom e a repetir.

21 Março 2011

Bolo de bolacha sem manteiga


Este bolinho foi feito cá em casa para o dia do Pai e é maravilhoso. Eu gosto muito de bolo de bolacha mas evito comer fora de casa pois tem sempre muita manteiga o que torna o bolo muito enjoativo. Esta receita em vez de manteiga leva leite condensado cozido, que eu gosto muito mais ;-)

Aqui vai a receita: 2 pacotes de bolacha maria, 2 pacotes de natas, 1 lata de leite condensado cozido, 5 folhas de gelatina e café (eu usei 3 cápsulas nespresso).

Comecei por bater bem as natas até parecer chantilly. De seguida adicionei o leite condensado cozido e bati bem até ficar uma mistura homogénea e espessa. Demolhei as folhas de gelatina em água fria e depois de estarem molinhas, escorri-as e levei ao microondas 1 minutinho para as derreter. Adicionei à mistura e envolvi muito bem. Finalmente fui demolhando as bolachas em café (já frio) e fui dispondo camadas de bolacha com camadas da mistura. Utilizei uma forma de aro amovível e levei ao frigorifico durante 12h. Antes de servir estava previsto pôr um pouco de ovos-moles por cima mas com a agitação da criançada e com os preparativos para a almoçarada acabei por me esquecer, mas ficou na mesma uma delícia.

Mais uma receita muito simples, rápida e saborosa.
Sirvam bem fresquinho e deliciem-se.
Bom apetite !!!

17 Março 2011

Bacalhau à moda de Braga


Este bacalhau é uma especialidade da minha sogra e é uma maravilha. Embora dê algum trabalho (essencialmente por que se tem de fritar o bacalhau e as batatas) o resultado vale a pena.


Aqui vai a receita (4 pessoas): 4 postas de bacalhau previamente demolhado, 3 cebolas médias cortadas às rodelas, 6 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 tomate madurinho, 6 batatas cortadas às rodelas e azeite q.b.


Num tachinho juntar a cebola, o alho, o louro e o tomate e regar com bastante azeite. Deixar refogar bem até a cebola ficar molinha e transparente. Antes de fritar o bacalhau colocar numa panela de água a ferver só mesmo para o amaciar (basta 1 minutinho). Depois secar bem as postas com papel absorvente, passar por farinha e fritar em lume médio até ficar douradinho. Numa fritadeira fritar as batatas. Para servir coloca-se o bacalhau, rega-se com a mistura de azeite, cebola, alho, louro e tomate e as batatinhas à volta.

Também há quem ponha maionese e leve ao forno mas acho que assim é bem melhor.

Bom apetite!!!


07 Março 2011

Toucinho do Céu


Resolvi voltar aos docinhos e nada melhor que recomeçar com uma receita rápida e deliciosa.

Aqui vai:
200g de açúcar, 200g de amêndoa ralada, 3 gemas, 2 claras, sumo de 1/2 limão. Manteiga para barrar a forma e açúcar em pó para polvilhar.

Basta juntar os ingredientes todos e bater bem até obter uma massa homogénea. Levar ao forno a 170ºC cerca de 30 minutinhos. Depois de desenformar polvilhar com açúcar em pó.

Toda a gente adorou mas eu achei que a massa ficou muito cozida. Para a próxima estou a pensar fazer o dobro da receita para ficar a massa mais molhadinha.

Bom apetite e Bom Carnaval.

04 Março 2011

De regresso a este cantinho ... com uma novidade

Já lá vai um tempo que não posto aqui nenhuma receita e quem por aqui passa deve pensar que desapareci sem deixar recado mas a verdade é que o meu início de ano começou muito enjoado eheheheh Pois é, a novidade é que estou à espera de mais um filhote :-))) e estas primeiras semanas andei muito enjoada e sem vontade de grandes cozinhados e muito menos dos docinhos que tanto gosto. Mas este mês começou diferente, cheio de energia e a vontade de fazer e provar comidinhas novas já voltou, por isso acho que estou de regresso e com muitas receitinhas.

Aproveito para deixar as receitas dos 3 petiscos prometidos, ainda da festinha do meu príncipe.

Tostinhas de mini-hambúrgueres


Esta entradinha é super simples. Para as tostinhas basta cortar fatias de pão de forma com um copo (para ficarem redondinhas) e levar ao forno só para tostarem ligeiramente. Os hambúrgueres (que costumo tê-los já feitos e congelados) basta colocá-los no forno por 10 minutinhos em cima de papel vegetal e com um fiozinho de azeite. Como eu postei aqui costumo fazer os hamburgueres em casa e faço para os meus filhotes a versão mais pequena que eles adoram. O molho que pus em cima é uma simples maionese de alho mas penso que a versão agridoce combina melhor pois faz mais o contraste dos sabores, mas podem por os molhos que gostarem mais. Para a decoração cortei cebolinho em bocadinhos pequeninos.

Folhadinhos de alheira e ananás



Estes folhadinhos foram um verdadeiro sucesso. Desapareceram num instante. Comecei por cortar ananás (usei em calda para ficar mais docinho) em bocadinhos pequeninos e salteei numa frigideira com a alheira desfiada e um fiozinho de azeite. Depois de arrefecer coloquei pequenas quantidades em folhas de massa filo (2 folhas uma em cima da outra) e tentei fazer uma espécie de chamuças. Levei ao forno só até a massa ficar douradinha. Para a próxima acho que faço em trouxinhas como a próxima entrada pois é bem mais rápido de fazer e penso que rende mais.

Cartuxinhos de massa filo de morcela e maçã


Para estes cartuxinhos salteei a morcela (sem pele e desfiada) com bocadinhos de maçã descascada. Deixei arrefecer e coloquei também pequenas quantidades em folhas de massa filo e fiz pequenas trouxinhas. Levei ao forno até a massa ficar douradinha. Uma maravilha, deliciosa e diferente.

Experimentem.

Bom apetite.