27 julho 2007

Pão três queijos

Quem me ensinou esta receita foi a Lilita e desde esse dia que não perco uma oportunidade de a repetir, tornando-se bastante famosa no meu núcleo de amigos.Na realidade este pão só leva 2 tipos de queijo mas os meus amigos baptizaram esta receita com este nome que eu já não consigo dizer de outra forma.
Este pão é muito bom mas também é uma bomba calórica (mas vezes não são vezes).

A receita é: 1 pão alentejano dos grandes, 200g de queijo emmental ralado, 100g de queijo mozzarela ralado, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 frasco de maionese, 4 linguiças cortadas às rodelas e manjericão fresco q.b.

Misturar todos os ingredientes e pô-los dentro do pão (retirar previamente todo o miolo). Levar ao forno cerca de 30 minutos. Servir com tostinhas.

Sirvam com entrada. Nota - Esta foto não é um bom exemplo (mas é a única que tenho neste momento) pois este pão não é um verdadeiro pão alentejano, mas quando não se encontra pode-se sempre inventar ;-) O pão indicado para esta receita é aquele que tem um altinho que podemos cortar e serve de tampa.

Bolo de aniversário

Aqui vai uma foto do bolinho do primeiro aniversário da minha filha. Estava delicioso.
Aqui vai a receita para quem quiser experimentar.
150g de chocolate em pó (eu uso chocolate para o leite), 150g de manteiga, 125g de açúcar, 6 ovos, 200g de farinha, 4 colheres de sopa de leite e 1 colher de chá de fermento.
Primeiro bati a manteiga derretida com o açúcar. Depois juntei o leite, o chocolate e as gemas. De seguida a farinha com o fermento e por fim as claras em castelo. Pus numa forma bem untada e levei ao forno a 180ºC cerca de 45 minutos.
Quando o bolo já estava frio parti-o ao meio e pus leite condensado para humedecer o bolo.
Para a cobertura derreti uma tablete de chocolate com uma lata de leite condensado e um pouco de leite. Decorei com pintarolas.

26 julho 2007

Olá!!!

Já há muito tempo que andava para iniciar um blog sobre as minhas aventuras na cozinha e eis que hoje ... me apeteceu.
Não sou uma grande cozinheira mas sempre que a minha filhota (o meu docinho de leite) me dá um tempinho ;-) gosto de ir para a cozinha inventar (de preferência coisinhas docinhas pois sou muito gulosa).
Adoro experimentar receitas novas por isso espero que este blog seja uma partilha de saborosas experiências.