26 outubro 2007

Frango com legumes e sopa de cebola


Cá em casa adoramos legumes com qualquer coisa, então em assados no forno ficam sempre uma delícia. Desta vez fiz legumes com franguinho caseiro, que trouxe a minha avó Jú. No fundo de um pirex pus courgette, milho, cenoura, cogumelos e algumas azeitonas verdes cortadas aos bocadinhos. Depois pus o frango envolvido com sopa de cebola e reguei tudo com leite. Levei ao forno até ficar tostadinho. Foi de comer e chorar por mais.

11 outubro 2007

Lacinhos gratinados com camarão e legumes

Ontem apeteceu-me algo diferente, saboroso e com calorias ;-) Pus-me a inventar e este foi o resultado. O meu maridinho adorou.
Cozi lacinhos que pus no fundo de um pirex. Refoguei uma cebola e 3 dentes de alho com azeite. De seguida adicionei pimento vermelho, cenoura, courgette e cogumelos frescos. Numa frigideira ao lado fritei miolo de camarão com 5 dentes de alho, que depois adicionei aos legumes e ainda misturei um pacote de natas (light). Mesmo antes de pôr por cima dos lacinhos, juntei coentros picados. Finalmente pus queijo ralado e levei ao forno a gratinar.

08 outubro 2007

Fondue

Já andava para experimentar fazer um fondue há muito tempo e esta semana comprei uma revista só com receitas para fondue (Receitas de Sucesso) que deu para tirar umas ideias e finalmente experimentei. Utilizei carne de peru, vaca e porco cortada aos cubinhos temperada com sal e o meu marido é que tratou dos molhos (pois ele é um óptimo cozinheiro). O primeiro molho foi de maionese com espargos e azeitonas verdes (simplesmente maravilhoso), o segundo de maionese com caril e ananás e o terceiro de mostarda e maionese. Também tínhamos em casa molho de alho e cocktail de compra mas para a próxima também fazemos caseirinho pois são bem melhores. Fazer estes molhos, foi só pôr os ingredientes na picadora com a maionese. No óleo pus vários dentes de alho com casca, o que deu um sabor muito agradável à carne. Uma coisa tão simples de fazer e tão agradável. É uma óptima solução quando temos visitas em casa pois dá pouco trabalho e estamos todos juntos a conversar na mesa enquanto a comida se faz. Como sou muito gulosa tenho agora de experimentar um fondue de chocolate com frutas para a sobremesa ;-)

03 outubro 2007

3 Anos

Hoje fiz três anos de casada e o meu maridinho ofereceu-me estas lindas flores. Eu sei que este deveria ser um blog só de culinária mas apeteceu-me partilhar com voçês este momento especial.

Quiche Alemã

Quando faço quiche invento sempre um bocadinho. A receita da quiche é muito simples: 2 ovos (estes foram caseiros por isso é que está tão amarelinha), 1 requeijão, 1 chávena de leite magro, 2 colheres de sopa bem cheias de farinha e sal a gosto. Trituro tudo com a varinha e depois ponho os ingredientes que me apetecer (normalmente é o que tenho por casa). Desta vez resolvi utilizar uma lata de salsichas cocktail que tinha sobrado quando fiz os folhadinhos e juntei bacon aos cubinhos, alho francês, pimento vermelho, milho, cogumelos e azeitonas verdes. Levei ao forno a 180ºC durante 30 minutos. É verdade, ia-me esquecendo, a massa que utilizei foi massa folhada fresca (não se esqueçam de a picar antes de pôr o recheio).

01 outubro 2007

Esparguete tricolor com legumes

Esta receita é uma das mais repetidas cá em casa pois é simples (dá sempre para improvisar), saborosa e "light".
O esparguete tricolor que eu compro é o da milaneza gourmet (é óptimo) e depois junto os legumes que tenho por casa. Desta vez levou cogumelos frescos, pimento vermelho, tomate, coentros, cebola e alho. Misturo tudo com um pouco de azeite e quando estão cozinhados junto ao esparguete. Quando estamos numa de gulodice ainda juntamos um pouco de queijo ralado ;-)