24 janeiro 2008

Arroz de Polvo

Adoro polvo e este arroz que a minha mamã faz é simplesmente divinal. Tem alguns segredos mas eu vou contá-los ;-)
É preciso 2 cebolas médias às rodelas, 4 dentes de alho picadinhos, um polvo partido aos bocadinhos e bem limpinho, colorau a gosto, piri-piri a gosto, sal, salsa e bastante azeite.
Dispõem-se as cebolas, o alho, o polvo, o colorau, o sal, o piri-piri e a salsa (por esta ordem) numa panela e cobre-se quase tudo com azeite. Levamos ao lume forte até levantar fervura e depois pomos no mínimo.
Os segredos são:
- nunca mexer (se for necessário abanar a panela)
- para ver se o polvo já está cozido utilizar sempre um palito
- o polvo deve ser congelado pois fica mais macio.
Depois é só deixar ganhar esta corzinha maravilhosa (cerca de 1 hora, mas depende do polvo) e depois de o polvo bem cozido basta juntar água a ferver e o arroz carolino (3copos de água para 1 de arroz). Deliciem-se pois é de comer e chorar por mais e no dia a seguir sabe ainda melhor.

15 janeiro 2008

"Sabores do Mundo"

Recebi agora mesmo um site fantástico com óptimas receitas, restaurantes, especiarias... do mundo.
Espreitem este livro (para virar a página basta carregar no canto da folha).
http://www.acime.gov.pt/saboresdomundo/livro.html

12 janeiro 2008

Amêijoas à moda da avó Ju

Quem me ensinou esta receita foi a minha querida e óptima cozinheira, avó Ju. Esta receita é óptima, experimentem. Já tenho feito para os amigos e eles adoram.
Aqui vai: 1kg de amêijoas, 2 cebolas médias cortadas às rodelas, 3 dentes de alho, 3 tomates bem madurinhos, bocadinhos de bacon, pimento vermelho aos cubinhos, sal, piri-piri, coentros e bastante azeite.
Primeiro que tudo tem de se pôr as amêijoas em água com bastante sal para se tirar a areia. Numa panela dispor a cebola, o tomate, o alho, o pimento, o bacon, o sal, o piri-piri e o azeite. Levar ao lume até refogar bem, cerca de 30 minutos. De seguida pôr as amêijoas e os coentros por cima e é só esperar que elas abram.
Acompanhar com pãozinho para não desperdiçar este molhinho tão saboroso. Bom apetite.

03 janeiro 2008

Doce das 3 camadas

Como prometido aqui vai a foto (não está muito boa mas não tenho mais nenhuma) e a receita do doce das três camadas. É tão bom e tão fácil de fazer. Os ingredientes são: 1 lata de leite condensado, a mesma lata de leite, 4 gemas, meio pacote de bolachas maria picadas grosseiramente e 1 pacote de natas. Basta levar ao lume o leite condensado misturado com o leite e as gemas até engrossar. Deitar este preparado numa taça e pôr as bolachas por cima. Finalmente bate-se o pacote de natas com um bocadinho de açúcar e põe-se por cima das bolachas. Levar ao frigorífico para servir fresquinho. Que delícia ;-)

02 janeiro 2008

Menu de Passagem de Ano

Já não escrevo a algum tempo pois este Natal e Passagem de ano foram uma correria e a minha filhota esteve doentita mas agora já está tudo bem :-) As minhas fotos do menu de Natal ainda estão na máquina da minha mãe mas logo que possa também aqui ponho as delícias de Natal. Agora aqui vão as fotos do meu menu de Passagem de ano. Como entrada tivemos uma tábua de queijos e vários patés e fizemos uma salada de alface com camarão e maionese de espargos (uma delícia). De seguida fizemos uma açorda da pescada com camarão e muitos coentrinhos dentro de um pão e levámos ao forno. Como prato de carne fizemos um rosbife com arroz . Este arroz estava maravilhoso, pois levou cardamomo, canela, vinho do porto, passas e pinhões. Como sobremesa, para além dos docinhos desta época (rabanadas, mexidos, aletria, bolo rainha) comemos frutinha laminada, mousse de chocolate e doce das três camadas (em breve ponho a receita e a foto).
Aproveito para desejar um Bom Ano de 2008 cheio de saúde, sorrisos e docinhos ;-)