24 abril 2008

Risotto de cogumelos “à portuguesa”


Este risotto ficou delicioso. Aqui vai a receita:
Estrugi bem 2 cebolas médias em azeite. Adicionei de seguida umas boas porções de salpicão e bacon (também poderá levar entrecosto em vinha de alho). Quando os enchidos ficaram fritos, adicionei os cogumelos Pleurotus e coloquei por cima alguns dentes de alhos partidinhos. Juntei vinho tinto e pimenta preta e deixei estufar. Quando o vinho evaporou adicionei o arroz e de seguida água a ferver (3 porções de água por cada porção de arroz). Mexi bem e juntei um pouco de manteiga. Quando o arroz estava quase cozido (mas rijo) juntei queijo de cabra ou ovelha (curado), ralado, a gosto.
Bom feriado para todos.

23 abril 2008

Sugestão ... para os amantes de culinária

Uma amiga minha enviou-me este site que eu adorei e resolvi partilhar convosco pois para quem gosta de culinária este é um site delicioso.

http://www.tastebook.com/home

É um site onde nos registamos gratuitamente e depois podemos pesquisar ou escrever as nossas próprias receitas e adicionar fotos. É uma boa maneira de irmos compilando tudo num livro que ainda por cima é lindíssimo e se quisermos até o podemos encomendar que eles imprimem e enviam. Já imaginaram um livro de culinária feito por nós ;-) Como eles dizem no site - simples, delicioso e nosso.
Já comecei o meu :D

02 abril 2008

Bolo Mousse de Chocolate

Já andava a namorar este bolo há imenso tempo pois já o tinha visto no site da Pipoka http://threefatladies.blogspot.com/e agora vi-o no site da Colher-de-pau http://paracozinhar.blogspot.com/e não resisti mais. Aproveito para agradecer a estas duas cozinhas (que eu adoro e visito diariamente) pelas receitas deliciosas que partilham connosco.

Mas agora vamos lá á receita: 6 ovos, 250 g de manteiga, 250 g de açúcar, 200 g chocolate e 4 colheres de sopa de farinha com fermento.

Comecei por bater as claras em castelo. De seguida derreti a manteiga (no microondas) e juntei ao chocolate. Bati bem as gemas com o açúcar e juntei à mistura do chocolate com a manteiga. Adicionei a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Untei uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhei com farinha e levei ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 10 minutos. Ao fim deste tempo reduzi a temperatura do forno para 175ºC, liguei a ventilação do forno e deixei ficar mais 10 minutos, para ficar com este aspecto de mousse. Acho que se não se quiser tão líquido basta manter os 200ºC durante os 20 minutos. Acompanhei com uma bolinha de gelado de nata.

É realmente maravilhoso e uma tentação. Já o fiz duas vezes (na primeira vez nem tive tempo de tirar foto) e já me estão a pedir para fazer mais um (acho que isto diz tudo).

Bom apetite :-)