23 junho 2008

Folhadinhos de nutella


Precisava de algo diferente, rápido e saboroso para levar a uma festa de uma grande amiga (Parabéns Mo :-) e eis que me lembrei de fazer uns folhadinhos de nutella. Usei uma embalagem de massa folhada, barrei generosamente com nutella e enrolei de forma a parecer um palmier (acho que é assim que se escreve). Cortei o rolo em pedacinhos e levei ao forno cerca de 10 minutos em cima de uma folha de papel vegetal e ... já está, não tem mesmo nada que saber. Acho que nunca fiz nada tão simples, rápido e delicioso.
A repetir nas próximas festinhas ;-)

03 junho 2008

Mais uma receita de Bolo de Chocolate


Ontem esqueci-me de postar a sobremesa, por isso aqui vai. A foto não está nada de especial mas acreditem que é mesmo bom.
Eu sei que tenho publicado muitas receitas de bolo de chocolate mas elas são todas tão boas e diferentes que acho sempre que vale a pena partilhar com voçês. Este fim-de-semana queria fazer um bolo rápido e saboroso e numa rápida pesquisa pela net encontrei esta receita no blog da Colher-de-Pau http://paracozinhar.blogspot.com/ (um dos meus blogs favoritos) e digo-vos fica mesmo fofinho, é delicioso e ainda por cima é rápido pois mete-se tudo na mesma taça, bate-se tudo junto e depois é só pôr na forma (mais simples é impossível).
Aqui vai a receita: 4 ovos, 1 chávena de óleo, 1 chávena de açúcar, 2 chávenas de farinha, 1 chávena de chocolate em pó, 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 chávena de água a ferver.
Como disse anteriormente é juntar tudo numa taça e bater bem (a água a ferver é a ultima coisa a adicionar). Levei ao forno num tabuleiro rectangular untado com manteiga e polvilhado com farinha e em 30 minutos o bolo estava prontinho.
Quando o retirei o forno piquei-o com um palito e preparei uma calda que espalhei por cima. Para a calda juntei 6 colheres de sopa de leite, 6 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de margarina. Levei num tachinho ao lume até ferver.
O bolo fica mesmo fofo e molhadinho.
Uma delícia.

02 junho 2008

Rolo de carne recheado



Já andava para fazer um rolo de carne há muito tempo mas achava que era muito complicado e moroso mas eis que este fim-de-semana, depois de tirar algumas ideias de vários blogs e revistas (e inventando um bocadinho), lá experimentei e fiquei rendida pois afinal não custa nada, é rápido de fazer, rende bastante e é muito saboroso.
Primeiro comecei por temperar 1kg de carne de porco picada com 4 dentes de alho picados, sal, ervas de provence, coentros picados, 1 ovo e vinho do porto. Misturei tudo muito bem e depois fiz um rectângulo com a carne em cima de papel de alumínio. Por cima pus fatias de bacon, cogumelos frescos laminados e cenoura cortada ás rodelas (esqueci-me de azeitonas e ovo cozido mas para a próxima tenho de experimentar). Finalmente enrolei a carne devagarinho para não se partir e levei ao forno cerca de 1h regando com vinho branco (para a próxima também vou experimentar regar com sumo de laranja). Acompanhei com arroz branco.
Só vos posso dizer que este fim-de-semana vou ter festarola cá em casa e o menu já está decidido...rolo de carne recheado (sem esquecer as azeitonas, ovo cozido e suminho de laranja).
Ficou bonitinho, não ficou? e toda a gente adorou.

Bom apetite.



Resolvi também colocar uma foto do rolo fatiado para verem como ficou ;-)