10 janeiro 2009

Filhoses da Avó Jú


No meu Natal não podem faltar as filhoses da minha avó Jú. São tão boas e Natal não é Natal sem elas.

Como ela sabe que eu tenho este blog deixou-me partilhar com voçês esta receita de família - sabem como são as avós e as suas especialidades culinárias ;-)
As quantidades são todas um pouco incertas pois a minha avó faz isto há tanto tempo que já faz tudo a olho mas com algum esforço lá me foi dizendo as quantidades.
Aqui vai:
2kg de abóbora menina, água, sal, 20g de fermento de padeiro, uma colher de sopa de aguardente, 1/2kg de farinha de trigo sem fermento, óleo para fritar e açúcar amarelo e canela em pó para pôr no final por cima.

Começa-se por partir a abóbora em cubos (tira-se os fios, as sementes e a casca) e leva-se a cozer ao lume em pouca água (pois a abóbora liberta muita água) com uma pitada de sal. Depois de bem cozidinha deixa-se a escorrer cerca de 30 minutinhos (guardar esta água).
Põe-se a abóbora escorrida numa taça e amassa-se muito bem com as mãos. À parte junta-se o fermento de padeiro num bocadinho da água que ficou depois de escorrer para este se dissolver e depois junta-se à abóbora. De seguida adiciona-se a colher de sopa de aguardente e a farinha de trigo pouco a pouco e vai-se amassando até a massa ficar a ponto de se conseguir fazer bolas. Deixa-se a levedar (num sítio quente) cerca de 45 minutinhos (a minha avó faz sempre uma cruz na massa e quando a cruz desaparece e fica a massa toda rachada quer dizer que a massa já levedou).
Finalmente com uma colher de sopa fazem-se bolas e põem-se a fritar em óleo bem quente (passar a colher pelo óleo antes de pegar na massa para esta não agarrar).
À medida que vamos fritando vão-se escorrendo para o óleo em excesso sair todo.
Polvilha-se com açúcar amarelo e canela.

Espero que tenham gostado desta receita pois eu gostei muito de ter partilhado com voçês estes segredinhos da minha avózinha.

Bom apetite!!!

3 comentários:

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Eu adorei e tudo o que é da avó ou mãe têm sempre outro sabor.Obrigada por partilhares!!!Beijinhos carinhosos

Karla disse...

Que delícias pequeninas e laranjinhas :)

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com