26 fevereiro 2009

Semifrio de Frutos Silvestres da Vera


Esta receita é de uma amiga da minha manita, a Vera. Pelo que a minha irmã me conta ela faz verdadeiros manjares para os amigos e este semifrio foi uma das receitas que a minha irmã disse que eu não podia perder. Desde já obrigada à Vera pela receita e este fim-de-semana vai ser o docinho para a família. Maninha, queres cá vir almoçar ;-)?

Aqui vai a receita da Vera:

Para fazer esta receita é necessária uma boa dose de paciência, pois demora um pouco… Mas o resultado vale bem a pena :-)
Ora cá vai:

Bolo
• 2 ovos
• 1 iogurte de frutos silvestres
• 2 copos de iogurte de açúcar
• 2 copos de iogurte de farinha
• 1/3 copo de iogurte de óleo
• Margarina e farinha para untar a forma

Misturam-se todos os ingredientes, e leva-se metade do preparado numa forma redonda (usei uma de 24 cm) ao forno a cozer. Quando este estiver cozido, retira-se, desenforma-se e leva-se a outra metade a cozer. Isto para ficarmos com duas bases de bolo iguais.
Enquanto as bases de bolo arrefecem, prepara-se o resto.

Recheio
• 2 pacotes de natas
• 1 lata de leite condensado
• 6 folhas de gelatina
• 1 embalagem de frutos silvestres ( usei congelados do Jumbo)
• 1 gelatina de frutos silvestres

Começa-se por fazer a gelatina de frutos silvestres (250 ml de água a ferver + 250 ml de água fria), e enquanto esta arrefece, prepara-se a montagem do semifrio.
Num prato coloca-se uma forma de mola com 24 cm, dentro deste uma base de bolo e por cima espalham-se alguns frutos.
Põem-se 3 folhas de gelatina a demolhar em água fria. Á parte bate-se um pacote de natas até ficarem espessas e junta-se metade do leite condensado. Retira-se as folhas de água fria e leva-se ao microondas, com uma colher de água, a derreter. Junta-se ao preparado anterior e verte-se por cima dos frutos.
Por cima desta camada coloca-se a outra base de bolo. Põe-se as restantes folhas de gelatina a demolhar em água fria. Batem-se as natas, junta-se o leite condensado, as folhas de gelatina derretidas, e o equivalente a uma chávena de frutos silvestres. Mistura-se com a batedeira de modo a desfazer os frutos.
Coloca-se este preparado por cima do bolo, alisa-se e enfeita-se com alguns frutos. Vai ao frigorífico para solidificar.
Quando estiver consistente, deita-se por cima a gelatina, que nesta altura deverá estar fria mas ainda liquida. Leva-se novamente ao frigorífico e deixa-se a refrigerar durante umas horas, de preferência de um dia para o outro. Para tirar a forma de mola, basta passar com um secador de cabelo à volta do aro, até derreter um pouco, rodar, abrir a mola e retirar. Levar mais um pouco ao frio e está pronto!
Bom apetite!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Posso dizer que é mesmo MUITO bom...
Maninha, claro que vou ai almoçar este fim de semana, mas tens de esconder de mim o doce:) sabes que agora os ando a evitar (eheheh)
Um beijinho grande

Karla disse...

Que maravilha...adoro semifrios e esse está lindo!

Anónimo disse...

Olá Filipa!Também não faço assim tantos manjares :) simplesmente adoro cozinhar e inventar. Adoro o teu blog, não passo um dia sem o visitar. Gosto muito das combinações que fazes!Já experimentei várias receitas tuas e são todas maravilhosas. Parabéns!

Anónimo disse...

O semifrio em questão é uma docura...à semelhança da dona da receita;)
Nelson

Li disse...

Eu comi desse semifrio e adorei!!! Beijinho