19 março 2009

Bolachas de Páscoa (1º ensaio)


Este ano na Páscoa estou a pensar oferecer à educadora e auxiliares da minha princesa bolachinhas feitas e decoradas por ela. Acho a ideia muito gira e sempre é uma prendinha feita por ela ou seja...tem mais valor.
No passado fim de semana resolvemos experimentar para ver como corria, pois nunca fiz nem bolachinhas nem decoração com glacé. Comprei as forminhas relacionadas com a páscoa e os corantes alimentares e só vos posso dizer que fazer bolachinhas e decorá-las com a minha princesa foi uma aventura, pois ela ficou mais pintada que as bolachinhas ;-)

Aqui vai a receita:

Bolachas
300g de farinha, 100g de açúcar, 150g de manteiga, 1 gema de ovo, 1 colher de chá de açúcar baunilhado e 1 pitada de sal.

Glacé
1 clara de ovo, 200g de açúcar em pó e umas gotinhas de limão.


Para as bolachas misturei tudo muito bem e levei ao frigorífico 15 minutinhos para ser mais fácil estender (acho que devia ter deixado mais um tempinho).
Cortei com as forminhas e levei ao forno cerca de 15 minutinhos a 180ºC, em cima de papel vegetal.
Retirei do forno e deixei arrefecer.
Depois começou a aventura com o glacé e os corantes .
Bati a clara com as gotinhas de limão e o açúcar em pó até obter um creme espesso. Separei em várias tacinhas onde juntei os diferentes corantes.

Relativamente ao sabor ficaram óptimas mas quanto á decoração ... Para primeira vez até que nem estão assim tão mal e também não ajudou não ter uma seringa de pasteleiro (decorei com a ajuda de uma palhinha) mas para quando for a sério vou comprar e depois mostro-vos o resultado.

A primeira foto tem as minhas pinturas e na segunda as da minha princesa.

Mas o mais importante é que foi uma tarde bem divertida, cheia de gargalhadas e brincadeiras.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lindas!!!!
Não sabia que o meu piolho pintava tão bem??!!!
Na próxima vez que fizeres bolhachas com a tua princesa, quero estar presente também.
Beijinhos

Anónimo disse...

Legal essa bolachinhas, parabéns!

Isabel (pipoka) disse...

Como sou uma nulidade para a decoração, tiro-te o chapéu pela paciência e criatividade. Mas tambeém com a ajuda da filha, fica tudo mais fácil, não é?

bjs

mmmmmmm disse...

fun biscuits!!!
please let me know what you think of my artwork...
http://www.untumsmunudmum.blogspot.com