22 abril 2009

Cozinhar com crianças - preciso da vossa ajuda

Preciso da vossa ajuda. Fui convidada pela educadora da minha princesa para ir contar uma história (que ela sugeriu ser de culinária, vá-se lá saber porquê ;-) e depois fazer com os meninhos alguns bolinhos ... ou seja, uma aula de culinária interactiva. Gostava de saber a vossa opinião e que conselhos me podem dar sobre que bolinhos posso fazer com eles. Eu lembrei-me de fazer bolachinhas (mas sem ser decoradas parece que não tem piada), bolinhas de côco (mas se calhar as crianças não gostam muito de côco), palmiers, almendrados (a minha filhota adora ajudar-me a pôr as amêndoas em cima de cada montinho)...
Fico à espera da vossa ajuda. Obrigada.

8 comentários:

Kláudinha disse...

olá... o meu filhote adora fazer bolachinhas e bolinhos... pegar na massa e moldar bolas e bonecos... ou cortar com cortadores de plasticina....

no infantario ja fizeram bolinhos de coco assim... alguns decorados com smarties coloridos... é uma maneira de enfeitar as bolachinhas também....

eles vão adorar tudo o que puderem fazer...

porque não contar a história do capuxinho vermelho? mas primeiro mostrar como o capuxinho fez os bolinhos para levar à avó :)

bjinhos

Helena disse...

Olá e que tal um salame de chocolate, não é necessário lume e eles adoram partilhar as bolachas e misturar os ingredientes. Ou então fazer uns brigadeiros, eles podem ajudar a moldar as bolinhas e a passar pelo chocolate granulado. Uma salada de fruta, ou as bolachas em que se decoram com smarties coloridos.

May disse...

Tenho estado a pensar...
As bolachinhas acho que são uma boa solução e gostei muito da ideia do capuxinho vermelho. Mas quando tiver uma ideia brilhante, aviso...
Um beijinho

edinha disse...

Eu tenho esta receita que já fez alguns sucessos junto de alguns miúdos :)
http://oprazerdossabores.blogspot.com/2008/03/carinhas-de-cco.html
Se servir para alguma coisa :)
Beijinho

Ana Paula Lazzarotto disse...

Filipa...
Sou Pedagoga e, pensando no que disseste, que tal fazer massa de pão com as crianças, colocá-las para amassar o pão, cada uma modela o seu pãozinho na forma que mais gostar e depois assar? Após, cada criança pode comer o seu pãozinho, ou levar para casa para mostrar à sua mamãe a sua produção! Eles amam fazer isto...sei disto porque já tive esta experiência e posso garantir que foi muuuuito boa, mesmo!Bem, de todo modo, posso dizer que vai ser uma atividade bem prazerosa, tanto para as crianças como para TI!!! Tu vais AMAR!!!Depois, a professora ( ou tu mesma) pode fazer um "relatório" desenhado dos passos que foram feitos para assar o pão até a hora de comê-los.
UM ABRAÇO E BOA SORTE!Ana Paula

Isa Bettencourt disse...

olá :)
Eu já trabalhei num colégio (sala dos 4 anos) e houve um dia em que fiz um bolo de chocolate com eles... os miudos adoraram pois cada uma fez um bocadinho. Um partia o ovo, outro pesava o açucar, farinha, e por ai fora... no final a batedeira passou por todos. Foi muito animado :)
Mas acho que os brigadeiros também serao uma boa ideia mas vao ficar todos sujos de chocolate ;) Olhe aproveite ao máximo e divirta-se :)

bjins ;)

Catarina Santos disse...

Sabes, a minha filhota [6 aninhos] tem uma pasta só dela no nosso pc, na qual guarda tudo relacionado com crianças! Tem lá jogos, exercícios escolares e até mesmo receitinhas fáceis :)

E agora com este teu pedido de ajuda fui lá espreitar a ver se encontrava alguma coisa interessante para te poder ajudar! Espero que te seja útil :)

Nestes sites que te apresento a seguir encontras algumas boas receitas, muito variadas! Depois tu decidirás se queres apresentar uma receita doce ou salgada :)

http://www.lusitana.pt/html/biscoito/novo/menu_biscoito.html


http://sitiodosmiudos.kids.sapo.pt/57/miniclick.asp?modulo=0102


http://www.telmoandtula.com/

Eu acho que no fundo o que as crianças gostam mesmo é de mexer nos ingredientes, tocar e experimentar tudo! Por isso, tanto os vais deixar felizes se fizeres umas bolachinhas como uns salgadinhos! Ao fazerem bolachinhas lembrei-me que podem usar daquelas formas de plasticina [porque existem muitas formas] ou simplesmente fazer com a massa a primeira letra do nome de cada menino/a! Se precisares de mais ajuda, dispõe :)

Beijinhos e boa semana!!

Raquel Úria disse...

Também ia sugerir-te os biscoitos recortados com forminhas. São fáceis e os miúdos adoram (além disso, saem sempre bem). Se precisares da receita diz. Beijinhos.