05 maio 2009

Perna de borrego em crosta de ervas

Na Blue Cooking de Abril esta receita ficou nos nossos olhos e este fim de semana não resistimos em experimentar. Foi uma agradável surpresa.

Cá vai a receita:

Borrego - 1 perna de borrego, sal grosso , pimenta, azeite e 3 dentes de alho picados.

Crosta - 1 cebola picada, 1/4 chávena de alcaparras, 2 colheres de sopa de mostarda, 1/4 chávena de sumo de limão, 1 ovo, 1 chávena de míolo de pão, 2 colheres de sopa de estragão picado (não conseguimos encontrar), 1/4 chávena de parmesão ralado, 1 alho françês cortado em fatias fininhas e raspa de 1 limão.

Começámos por temperar a perna de borrego com o sal, pimenta, alho e azeite. Deixámos um bocadinho a ganhar sabor (o ideal seria de um dia para o outro).

De seguida numa frigideira com azeite demos uma entaladela à perna até esta ficar coradinha. Enquanto a perna arrefecia misturámos numa picadora a cebola, as alcaparras, o sumo de limão, a mostarda e o ovo. Numa tigela misturámos o pão com o parmesão, o alho françês e a raspa de limão. Finalmente espalhámos a mistura de cebola na perna com a ajuda de uma espátula e cobrimos com a mistura do pão (calcámos bem para aderir e não cair).

Levámos ao forno a 170ºC cerca de uma horinha (quando a crosta ficou dourada cobrimos com papel de alumínio). Antes de cortar deixámos repousar cerca de 10 minutinhos.

Uma óptima, saborosa e diferente maneira de fazer borrego.

Bom apetite.

Bolinhos e história na escolinha

Queria agradecer a todos o que me escreveram a ajudar. Muito obrigada pelas vossas sugestões.

Os bolinhos que fiz foram os palmiers, os almendrados e bolachinhas com pintarolas (que foram o maior sucesso pois cada um tinha uma caixinha para misturar na massa das bolachas mas que entretanto foram comendo eheheheh). Fiz em casa uma montagem com imagens dos vários ingredientes para cada receita e a foto de cada doce no final para ser mais fácil e interessante para eles seguirem as receitas. Correu tudo muito bem mas cozinhar com 17 crianças não é fácil pois todas queriam participar e a minha filhota com o papá e a mamã lá na salinha queria ser sempre ela...estão a ver o quão difícil foi gerir tudo....mas acho que foi um sucesso. As crianças divertiram-se muito e isso foi o mais importante. Depois de almoço a sobremesa foram os docinhos feitos por eles.
A história foi o meu marido que foi contar e foi a dos 3 porquinhos pois é a historinha que a nossa filhota nos pede todas as noites e ela queria que fosse essa.

6 comentários:

claudia disse...

Pronto..borrego é a única carne que eu não gosto mesmo....trocava por um lombo de porco ou então 1 perna de perú!

Mary disse...

Parece-me delicioso este borrego! Nunca cozinhei esta carne, mas apresentas uma bela sugestão! hehehe:)

Sabores de Aromas disse...

Que ..carne borrego,deve muito bom tem um aspecto delicioso.
decobri por acaso o teu gostei e vou voltar,visita meu cantinho!!!


bjs

Sabores de Aromas disse...

Que ..carne borrego,deve muito bom tem um aspecto delicioso.
decobri por acaso o teu gostei e vou voltar,visita meu cantinho!!!


bjs

leonor disse...

Olá!!

Essa perna de borrego em crosta de ervas deve ficar com um sabor super interessante!...gostei imenso da sugestão!:)
Apesar de ser uma carne que como raramente é muito típica por aqui e um dia ainda experimento!:)

Imagino que não tenha sido tarefa fácil controlar 17 meninos com a mão na massa, mas deve ter sido uma experiência muito engraçada!:)

Beijinhos!

gasparzinha disse...

Cá em casa gostamos tanto de borrego!
Esta receita é mesmo interessante. Adorei. :)