19 agosto 2009

Massada de bacalhau




Este prato é dos meus favoritos, pois para além de ser delicioso é muito simples de fazer.

Quando não sei o que fazer para jantar a primeira opção que me lembro é sempre esta massada. De tão simples que é acabei por nunca pôr no blog, mas ao conversar com alguns amigos e reparar que ninguém conhecia e quem já tinha experimentado também gostou muito achei que se calhar até valia a pena partilhar convosco.

Aqui vai a receita (para 4 pessoas):

2 ou 3 postas de bacalhau (não precisa de ser das muitas boas, normalmente uso os rabinhos e as partes mais secas), 3 tomates bem madurinhos, 2 cebolas cortadas às rodelas, 4 dentes de alho, esparguete (não sei bem a quantidade pois ponho sempre mais do que devia mas acaba sempre por se comer tudo ;-)) e 4 ovos.

Começo por juntar na panela a cebola, o alho e os tomates com um fiozinho de azeite e deixo ao lume até ficar tudo bem cozinhado. De seguida com a varinha reduzo tudo a puré para ficar um molho mais consistente. Junto o bacalhau (antes punha cortado aos bocadinhos mas agora como a minha princesa também adora este prato costumo pôr as postas inteiras e deixá-las cozinhar no molho por algum tempo e depois retiro o bacalhau para o desfiar e tirar as espinhas). Finalmente junto a água a ferver e o esparguete e quando este estiver quase cozido junto o bacalhau já desfiado e os ovos inteiros para ficarem escalfados.

Uma verdadeira delícia.

Experimentem.

Beijinhos.

8 comentários:

Constança disse...

Olá Filipa, as tuas receitas têm feito sucesso cá em casa, principalmente os doces :-) Bjinho gde e boas férias.

Marta Cunha disse...

Adoro massada e de bacalhau tanto melhor. Ontem fiz algo do género e publiquei hoje no meu blog. Dá uma vista de olhos e depois diz de tua justiça. Se quiseres, é claro. Bjs

Maria Maia disse...

Esta receita ficou divinal, que delicia.
bjs

ei! kumpel disse...

Esta receita é nova para mim! Tenho que experimentar :)

beijinhos,
guida

anabenfica disse...

Ficou com optimo aspecto!!
Beijinhos

moranguita disse...

filipa esta o maximo esta massa. ai ate me du agua na boa. esta mesmo a chamar por mim.
bijinho e boa semana

Tiago Lopes disse...

Cá está algo que não costumo comer muitas vezes... massada... Bom...

claudia disse...

QUe delíciaaa.....fiquei com água na boca de ver esta massa com bacalhauzinho!