17 agosto 2009

Vol-au-vent de frango




Como prometido aqui vai a receita do vol-au-vent da minha mamã.

Cá em casa quando se faz uma canjinha aproveitamos a maior parte da galinha para fazer um vol-au-vent que fica super saboroso.

Fazemos assim:

Ingredientes: galinha desfiada, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 cenoura, azeite, bacon (eu costumo usar do bacon já aos cubinhos do Lidl), azeitonas descaroçadas, 2 massas folhadas frescas e 1 gema de ovo.

Depois de a canjinha estar feita retiramos a galinha e desfiamos.

Numa panela salteamos a cebola e o alho picadinhos com a cenoura ralada e um pouco de azeite. De seguida juntamos o bacon partido aos cubinhos. Finalmente adicionamos o frango desfiado e algumas azeitonas descaroçadas e deixamos saltear mais um pouco.

Num tabuleiro dispomos uma placa de massa folhada (eu costumo usar a do Lidl pois fica muito fofinha e saborosa) e picamos com um garfo (deixar sempre o papel vegetal que vem com a massa por baixo para não agarrar). Com a outra placa de massa folhada cortamos umas tiras para servir de rebordo da massa folhada que temos (como se estivéssemos a emoldurar um quadro) e finalmente espalhamos o nosso preparado de galinha e cobrimos com a restante massa folhada. Damos alguns golpes e pincelamos com gema de ovo para ficar mais bonita.

Levamos ao forno a 180ºC até ficar douradinha.

Acompanhamos com uma saladinha.

Uma óptima receita para aproveitar carne ou peixe (ainda não experimentei mas com gambas, bacalhau, atum...também deve ficar delicioso) que nos sobram de outras refeições.

Simples, baratinho e delicioso.

Bom apetite.

5 comentários:

SoraiaSilva disse...

O aspecto está de fazer crescer água na boca!! Hummm... que delícia :D
Beijinhos*

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Podes crer que é simples..mas uma delicia..obrigada pela partilha.. beijinhos

ana vieira disse...

ola mãe da Bia a receita que deixou deve ser uma delicia sou uma cliente do seu blog para ver se tem algo novo. Pois esta vida de educadora e de mãe deixa pouco tempo para a cozinha. BJS PARA A BIA DO TOMÁS e continuação de boas ferias se for caso disso, se não bom trabalho. Paula

anabenfica disse...

Muito bom!!

Beijinhos

moranguita disse...

bem filipa tu so me das fome hoje.
por acaso quando fazemos canja nao tenho ha«bito de cozer carne a mais.
mas acho que vou faze-lo para experimentar esta maravilha.
beijinhs