24 março 2010

Bolo de maçã e caramelo





Já tinha namorado esta receita no blog http://asreceitasladecasa.blogspot.com/ há algum tempo e as maçãs a envelhecer na fruteira, a bimby da mamã cá por casa e um desejo de um doce foram o mote para a fazer. Digo-vos...é dos melhores bolos de maçã que já comi.


Aqui vai a receita:


Bolo - 5 maçãs, 2 chávenas de chá de farinha, 2 colheres de chá de fermento, 150g de açúcar, 200ml de leite, 150g de manteiga e 2 ovos.


Cobertura - 1 copo da bimby (100ml) de açúcar amarelo, 1/2 copo de caramelo (usei de compra) e 150 ml de água.


Comecei por untar uma forma redonda com manteiga e polvilhei com açúcar. De seguida coloquei a maçã fatiada no fundo. No copo da bimby juntei a farinha, o fermento, o açúcar, o leite, a manteiga derretida e os ovos (batidos previamente) e programei 30 seg, vel 4. Para quem não tem bimby acho que basta bater tudo com a batedeira. Deitei esta massa sobre as maçãs. Para a cobertura juntei o açúcar com o caramelo e a água e programei 4 min, 100º, vel 2 (para quem não tem bimby basta levar ao lume cerca de 5 minutinhos para ligar os ingredientes todos). Finalmente reguei a massa do bolo com esta calda (devagarinho para não fazer muitos buracos) e levei ao forno a 180º por 45 minutinhos.


Delicioso.


12 comentários:

PratosdaBela disse...

Filipa que coisinha boa, uuma fatia por favor.
Jnihos fofos

SoraiaSilva disse...

Que bom aspecto!!
Beijinhos*

Tuquinha disse...

ADOREI:::::::::::::sou apaixonada por bolo de maçã e este não me escapa...
beijinho
gostei muito do seu blog, que vou segui-lo

moranguita disse...

deve ser tao oa essa cobertura ai na massa.
bem ja me babei
beijinhos

Marina disse...

A primeira foto já me ganhou! E eu adoro caramelo! Huumm...
Vou guardar a receita. Quero fazer em breve.
Beijinhos.

fatusca disse...

Que maravilha!!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

mas que deçicia!!
adorei bjs

cozinha da tia Adelaide disse...

Ola
Encontrei o teu blog através do site petit chef, gostei muito e já sou tua seguidora, vou voltar mais vezes tenho a certeza
Beijinhos e bos semana

Anónimo disse...

este bolo está atentar-me. Ficou maravilhoso!!!!! Que pena eu não estar em Coimbra para ir aos work shops... vai postando para vermos! Pode ser?

Bjs

Anónimo disse...

este bolo é mesmo magnifico !!! ADOREI E NAO PARO DE FAZER HAHAHA. muito facil !! PARABENS

Anónimo disse...

Boa tarde!!!

Tenho uma duvida o caramelo coloca-se depois de ir ao forno?

Unknown disse...

Acabei de fazer o bolo e para minha desgraça ao desenformar ficou todo colado á forma, será que deveria desenformar quente ou frio????
Obrigada desde já...