10 novembro 2010

Massada de salmão e amêijoas com coentros


Desculpem a "massada" mas eu sou uma mulher que adora massas. Adoro massa com carne, com peixe, com legumes, massa curta, massa comprida, massa fresca, ... enfim acho que massa casa bem com tudo e os pratos ficam sempre saborosos.

Andava cheia de vontade de comer amêijoas e como não encontrei frescas achei que era melhor adiar este meu desejo, mas depois de ver a Filipa Vacondeus dizer que o petisco que os netos mais gostavam era amêijoas vietnamitas, e que ela fazia de todas as maneiras e feitios resolvi experimentar e digo-vos fiquei bastante surpreendida (positivamente). Pensava que não iam abrir e abriram todas, achava que iam ter areia mas vinham muito bem depuradas, achava que embora a concha fosse grande por dentro deviam ser pequeninas, mas são bem grandes e achava que deviam ser muito secas por serem congeladas mas são muito suculentas. Para além destas características todas o facto de existirem sempre nos hipermercados e serem baratinhas faz com que agora vá comer muitas mais vezes. Claro que as fresquinhas sabem mais a mar e no verão vou sempre tentar comprá-las mas estas vou ter sempre no congelador para sempre que nos apetecer "conchinhas".

Aqui vai a receita: 1kg de ameijoas, 2 cebolas médias às rodelas, 1 tomate grande bem madurinho, azeite, 3 postas de salmão (eu prefiro em filetes porque depois de grelhadinhos podemos juntar logo à massa sem ser necessário tirar as espinhas), massa, coentros e sal q.b.

Para a massa basta cozer em água abundante com sal. Eu gosto de a deixar "al dente".
Para o salmão pus no forno a grelhar por 10 minutinhos só com sal, em cima de um tabuleiro com uma película anti-aderente (mas podem usar papel vegetal).
Para as amêijoas basta dispor a cebola e o tomate partidinho aos cubos com um fio de azeite numa panela e deixar refogar bem (até a cebola ficar bem molinha). De seguida é só juntar as amêijoas e fechar bem a panela. Esperar até que todas estejam abertas.

Para finalizar é juntar tudo e salpicar com coentrinhos frescos. Já estou de água na boca só de me lembrar...o melhor é ir almoçar.

Bom apetite e boas massadas ;-)

6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de refeição!
Eu adoro massas, são sempre tão boas e prestam-se às mais diversas combinações.

Catarina Collins disse...

Que delicia de massa!
Ficou com um aspecto delicioso.
Eu como amante de massas são sempre
bem vindas. Excelente apresentacao.
Beijinhos

Unknown disse...

Adorei a tua receita com os meus ingredientes favoritos...:)
http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

Bichinha disse...

Mas que bela massinha... quanto às ameijoas eu usuo-as muitas vezes, é que são mesmo boas, grandes, sem areia e com o tempero certo ninguém sabe se são frescas, congeladas ou de viveiros. Muito versáteis :) Boa semana

Maria Lúcia disse...

Oi
Eu adoro uma boa massa.
Está uma gostosura.
Beijos...
Lúcia

sofia disse...

conheci o seu blog atraves de uma amiga e de vez em qdo venho espreitar.. ja fiz algumas receitas daqui e adorei. m so hj deixo uma mens. parabens pelo seu blog. se quiser conhecer o meu cantinho visite-me em :http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
beijocas