21 dezembro 2010

Hoje foi noitada de bolachinhas...

... mas acho que valeu a pena.
Eu gosto muito das educadoras dos meus filhotes pois tratam-nos com tanto carinho, dedicação e com tanto amor que me deixam muito tranquila sempre que ficam com eles e por isso este ano quis oferecer-lhes um miminho caseirinho, delicioso e bonitinho. Ao fazer a minha visita diária pelo blog da Leonor, vi esta receita e achei que seria a ideal para estes miminhos. Ontem à noite eu e a minha princesa pusemos mãos à obra e voilá:



Digam lá se não ficaram lindinhas.
Era para fazer bolachinhas maiores mas aproveitei as formas que tinha comprado para o bolo do meu filhote e acho que o resultado ficou muito bonito.

Aqui vai a receita:

Bolachinhas de canela: 100 g de manteiga amolecida, 100 g de açúcar em pó, 225 g de farinha, 1 colher de chá de canela, 1 gema, 1 pitada de sal e 10 ml de água fria (eu usei um pouco mais de água para ligar melhor a massa).

Glacé: 1 clara, 5 gotas de sumo de limão e 180 g de açúcar em pó e corante alimentar verde para as árvores, amarelo para as estrelas e vermelho para os sinos (que saiu rosa não sei porquê).

Comecei por bater bem a manteiga com o açúcar. De seguida juntei a farinha, o sal e a canela numa taça e juntei à mistura. Finalmente adicionei a gema e a água e amassei bem até formar uma bola, envolvi em película aderente e pus no frigorífico 30 minutinhos. Depois estendi a massa entre duas folhas de papel vegetal e cortei com os moldes natalícios. Levei ao forno pré-aquecido a 200º C cerca de 6 minutinhos. Deixei arrefecer cada fornada (foram umas 8) antes de as decorar. Para a decoração fiz o glacé misturando os ingredientes todos e batendo bem. Separei em 3 tacinhas e adicionei as cores a cada uma delas. Para ser mais rápido mergulhei a face de cada bolachinha e deixei secar até hoje de manhã. Aqui fica uma sugestão diferente e muito saborosa.
Beijinhos natalícios...

7 comentários:

Anónimo disse...

Estão lindas sim! :) Eu vou fazer as minhas amanhã! vai ser o serão da minha tarde... eheh :P
Beijinho e um Feliz Natal

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha!
Tão mimosas e coloridas, ficaram mesmo lindas!

Ana J. disse...

Lindas sim senhora! deve ter dado um trabalhão....

risonha disse...

ficaram realmente muito lindas. até apetece enfiar a mão no monitor e roubar um frasquinho desses.

moranguita disse...

a ediuucadora deve ter adorado as bolachinhas
um minminho destes quem nao gosta?
beijinhos

Bichinha disse...

Ficam lindas e coloridas :) eu também tenho andado de volta das bolachinhas para oferta. Feliz Natal. Um bjinho e muitas prendas no sapatinho.

Sandra disse...

Fiz o mesmo, mas sem o glacé! E não é que os meus frascos são iguaiszinhos?!!! :D