29 janeiro 2010

Camarões à oriental



Esta receita foi inventada à ultima da hora na passagem de ano pois todos queríamos comer camarões mas que fossem diferentes. Todos adorámos e é de certeza para repetir.

Ingredientes: 1kg de camarão, 1 cabeça de alho, 2 folhas de louro, sal e azeite. Para o molho: 1 cerveja, 5 colheres de sopa de molho de soja e 1 colher de sopa de mostarda. Para finalizar: whisky, piri piri e coentros a gosto.

Comecei por fritar em azeite o camarão com o alho, o louro e o sal (lume médio). Assim que o camarão ficou vermelhinho de um lado e do outro juntei o molho. Passados 10 minutos retirei os camarões e juntei ao molho o whisky e o piri piri, aumentando o lume até ferver. Triturei tudo. Para finalizar coloquei os camarões numa taça, reguei com o molho e "enfeitei" com coentros.

Aqui fica uma sugestão diferente para comer camarão que fica uma verdadeira delícia e são muito fáceis de fazer.

Bom apetite.

22 janeiro 2010

Bolo de chocolate e côco


Será que finalmente posso dizer que regresso a este cantinho?

O meu fim de ano foi muito especial e super preenchido. Entreguei a minha tese de doutoramento e o meu príncipe lindoooooooo chegou antes do Natal, mesmo a tempo de o conseguirmos ir passar em casa com a nossa família. O início do ano foi festejado com os 4 em cima de uma cadeira a comer as 12 passas. Tem corrido tudo muito bem mas não me tem apetecido voltar à cozinha até ontem onde uns desejos de um bolo de chocolate e uma pesquisa na net me levaram a regressar ... e ainda bem pois acho que agora não vou parar (tenho é de ter cuidado com a dieta pois em casa e com tempo isto é que vai ser fazer bolinhos eheheheh). Obrigada a todos os que continuaram a passar por aqui e os que me foram ligando a perguntar para quando mais receitinhas. É muito bom saber que gostam deste meu cantinho :-) Quero que saibam que mesmo durante a minha ausência andei sempre a espreitar os vossos blogs, desculpem é a falta de comentários.

Bem, voltando aos tachos...aqui vai a receita do bolinho:
Bolo: 175g de farinha, 125g de margarina, 125g de açúcar, 6 colheres de sopa de leite, 4 ovos, 1 colher de sobremesa de fermento e 2 colheres de sopa de cacau.
Recheio: 100g de coco ralado, 100g de açúcar, 1 clara de ovo, 1/2 colher de sopa de farinha maizena e 3 colheres de sopa de natas.
Para o bolo comecei por bater as claras em castelo e reservei. Juntei a manteiga com o açúcar e de seguida as gemas, uma a uma. Finalmente juntei a farinha, o fermento, o leite e o cacau. Bati tudo muito bem e envolvi com as claras em castelo. Para o recheio bati a clara em castelo e juntei lentamente os ingredientes todos. Untei uma forma com manteiga e polvilhei com farinha. De seguida dispus metade do preparado para o bolo, em cima pus o recheio todo e cobri com o restante preparado do bolo. Levei ao forno a 180º. Fui espetando um palito para ver se estava cozido e não deixei cozer muito pois ele é bom é molhadinho.
Um beijinho para todos e bom apetite.