27 maio 2010

Flognard de morangos



Descobri esta receita aqui e estou maravilhada. É tão simples e tão saborosa e ainda por cima "light", querem melhor? eheheh
Cá vai a receita: 80g de açúcar, 60g de farinha, 15g de manteiga, 1 iogurte de morango, Leite q.b, 3 ovos e 400g de morangos.
Comecei por pré-aqueçer o forno a 180ºC e untei com manteiga uma tarteira. De seguida lavei bem os morangos, cortei-os ao meio e distribuí-os pela tarteira.
Misturei a farinha com o açúcar e juntei o iogurte mais o leite (usei uma medida de 240ml e ao iogurte completei com leite o que faltava). De seguida juntei a manteiga derretida e os ovos previamente batidos e bati bem. Deitei esta mistura sobre os morangos e levei ao forno 45 minutinhos.

Para finalizar polvilhei com açúcar em pó.


Bom apetite!!!

19 maio 2010

Mais um workshop delicioso



Aqui ficam umas fotos de algumas das iguarias que fizemos e provámos neste workshop. Mais uma vez foi um workshop que surpreendeu pelos sabores diferentes, combinações improváveis mas deliciosas e em belíssima companhia.
Falta a foto do docinho que já foi repetido cá em casa mas nem aqui fui a tempo de tirar uma fotografia eheheheh
Já estou à espera do próximo ;-)

11 maio 2010

Eu vou :-)

Claro que não podia faltar a mais um Workshop organizado pelo Chef Hélio e pela Joana na Quinta de São Luiz, em Coimbra. Desta vez o tema é "Sabores do Oriente" e o nome promete. Já estou ansiosa pelas receitas novas que vamos aprender e pelo convívio que é sempre tão bem disposto e descontraído.
Depois venho aqui contar as novidades e claro que vou postar as receitas que vou aprender e refazer cá em casa pois a família fica sempre curiosa com as minhas descrições.
Até sábado.

10 maio 2010

O Pão-de-Ló da minha querida avó



Este para mim é o melhor pão-de-ló e não me perguntem porquê, pois a receita deve ser igual a muitas outras mas talvez seja o carinho com que a minha avó sempre nos faz este bolo que o torna diferente e muito especial.

Aqui vai a receita:
12 ovos, 12 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de farinha e 1 colher de chá (mal cheia) de fermento.

Começar por ligar o forno a 180ºC. Untar uma forma com buraco e polvilhar com farinha. De seguida bater as claras em castelo. Bater muito bem as gemas com o açúcar. Juntar a farinha e o fermento aos pouquinhos e bater só até estar tudo incorporado. No final envolvem-se as claras e já está. Vai ao forno entre 20 a 30 minutos, conforme gostamos mais dele molhadinho (mais guloso) ou seco (óptimo para acompanhar com queijinho).

Bom apetite!!!