12 agosto 2010

Amêijoas à moda cá de casa


Esta receita de amêijoas é muito gulosa e faz as delícias cá em casa no verão.

Aqui vai a receita:
1kg de amêijoas, 2 cebolas médias cortadas às rodelas, 3 dentes de alho, 3 tomates bem madurinhos (nesta altura os tomates são deliciosos e super suculentos, ideais para esta receita e como diz a minha avó "nesta altura dos tomates não há maus cozinheiros" eheheheh), bocadinhos de bacon (facultativo), pimento vermelho aos cubinhos, sal, piripiri, coentros e azeite.
Primeiro comecei por pôr as amêijoas em água com bastante sal para sair a areia (deixei cerca de 4 horas). Numa panela dispus a cebola, o tomate, o alho, o pimento, o bacon, o sal, o piripiri e o azeite. Levei ao lume e deixei refogar bem (cerca de 30 minutinhos), para fazer um bom molhinho. De seguida pus as amêijoas e os coentros e esperei que elas abrissem. Acompanhei com pãozinho para não desperdiçar este molhinho tão saboroso.

Boas ameijoadas ;-)

09 agosto 2010

Numa noite quente...


...só apetece uma saladinha fresquinha e esta foi acompanhada com entrecosto grelhadinho no carvão. Uma verdadeira delícia e óptima para as dietas eheheheh

Esta salada é já uma tradição de verão cá em casa e acompanha quase todos os nossos grelhadinhos. É super fresca e saborosa.

Podemos juntar os legumes que quisermos desde que sejam cortados aos bocadinhos. Esta levou tomate, pepino, pimento verde, pimento vermelho, cebola e azeitonas. Basta temperar tudo com sal grosso, azeite e vinagre e com os sucos dos legumes fazem este molhinho maravilhoso.

Bom apetite e boas saladinhas.

08 agosto 2010