04 março 2011

De regresso a este cantinho ... com uma novidade

Já lá vai um tempo que não posto aqui nenhuma receita e quem por aqui passa deve pensar que desapareci sem deixar recado mas a verdade é que o meu início de ano começou muito enjoado eheheheh Pois é, a novidade é que estou à espera de mais um filhote :-))) e estas primeiras semanas andei muito enjoada e sem vontade de grandes cozinhados e muito menos dos docinhos que tanto gosto. Mas este mês começou diferente, cheio de energia e a vontade de fazer e provar comidinhas novas já voltou, por isso acho que estou de regresso e com muitas receitinhas.

Aproveito para deixar as receitas dos 3 petiscos prometidos, ainda da festinha do meu príncipe.

Tostinhas de mini-hambúrgueres


Esta entradinha é super simples. Para as tostinhas basta cortar fatias de pão de forma com um copo (para ficarem redondinhas) e levar ao forno só para tostarem ligeiramente. Os hambúrgueres (que costumo tê-los já feitos e congelados) basta colocá-los no forno por 10 minutinhos em cima de papel vegetal e com um fiozinho de azeite. Como eu postei aqui costumo fazer os hamburgueres em casa e faço para os meus filhotes a versão mais pequena que eles adoram. O molho que pus em cima é uma simples maionese de alho mas penso que a versão agridoce combina melhor pois faz mais o contraste dos sabores, mas podem por os molhos que gostarem mais. Para a decoração cortei cebolinho em bocadinhos pequeninos.

Folhadinhos de alheira e ananás



Estes folhadinhos foram um verdadeiro sucesso. Desapareceram num instante. Comecei por cortar ananás (usei em calda para ficar mais docinho) em bocadinhos pequeninos e salteei numa frigideira com a alheira desfiada e um fiozinho de azeite. Depois de arrefecer coloquei pequenas quantidades em folhas de massa filo (2 folhas uma em cima da outra) e tentei fazer uma espécie de chamuças. Levei ao forno só até a massa ficar douradinha. Para a próxima acho que faço em trouxinhas como a próxima entrada pois é bem mais rápido de fazer e penso que rende mais.

Cartuxinhos de massa filo de morcela e maçã


Para estes cartuxinhos salteei a morcela (sem pele e desfiada) com bocadinhos de maçã descascada. Deixei arrefecer e coloquei também pequenas quantidades em folhas de massa filo e fiz pequenas trouxinhas. Levei ao forno até a massa ficar douradinha. Uma maravilha, deliciosa e diferente.

Experimentem.

Bom apetite.

9 comentários:

FR disse...

ainda bem q regressou :) e com uma excelente noticia ;) parabéns!! :P bjs*

Sarokas disse...

E que belo regresso com uma bela noticia!parabéns!

Pratos de Ouro disse...

Bom dia,
gostaria que colocasse o link do nosso blog de vinho no seu site pois o vinho está internmente ligado á comida.
E já agora, tem um belo blog. Parabens.
http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/

Barida disse...

Parabens Filipa por este novo rebento que esta para vir na tua familia! :) Agora e' muito descanso, esperamos por ver mais docinhos no teu cantinho, pois de certeza que vao ser ainda mais tentadores! beijinho :-)

Luisa Alexandra disse...

Muitos parabéns pelo estado de graça!
Espero que tudo corra pelo melhor e que a fase dos enjoos passe rapidamente.

As entradinhas estão o máximo, tanto de apresentação como certamente em sabor.

Cinha disse...

Os meus Parabéns!
Espero que os enjoos passem logo!
Beijinhos grandes.

Sara Ramos disse...

Ha a ausencia esta perdoada. hehe
Parabens pela vinda de um filhote hehe
Beijocas

moranguita disse...

filipa foi um bom motivo que lte levou a afatsar. que tudo corra bem e que os enjoos se vao embora depressinha.
beijinhos

Raquel Úria disse...

Parabéns Filipa. Beijinhos e que corra tudo o melhor possível.*