13 junho 2011

Bolo de chocolate - Bimby



Desde que descobri este cantinho que a minha vontade de experimentar receitas novas na bimby aumentou e este bolo de chocolate foi a primeiríssima opção.  Como já vos disse tenho uma bimby
"emprestadada" pela minha mãe que tem sido utilizada basicamente para as sopinhas dos filhotes, leite creme, puré e pouco mais (eu sei que é uma vergonha) mas agora tenho visto tantas receitas pela net, 
tenho tantos amigos com bimby e o que tenho experimentado sai sempre tão bem para além de ser mais rápido, que me parece que vão começar a aparecer umas receitinhas com a bimby aqui pelo meu cantinho.

Aqui vai a receita do bolo: 250 gr de açúcar (eu só pus 200gr), 250gr de manteiga (eu só pus 175gr), 250gr de farinha, 250gr de chocolate (tablete) e 4 ovos.

Comecei por pré aquecer o forno a 180ºC. De seguida deitei no copo da bimby o açúcar, a manteiga e os ovos e programei 5 min, 70º, vel4. De seguida juntei a tablete de chocolate partida aos bocadinhos e
deixei amolecer por uns minutinhos. Programei 20seg, vel 6 e finalmente juntei a afarinha e mais 10seg, vel6.

Coloquei esta mistura num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e levei ao forno 20 minutinhos. Eu só tinha um tabuleiro grande por isso é que o bolo ficou tão baixinho mas ficou húmido na mesma.
Para finalizar cortei aos quadrados e polvilhei com açúcar em pó.
 
Este tornou-se um dos bolos favoritos de todos cá em casa, graúdos e miúdos ;-)
 

02 junho 2011

Tarte de grão

Para ser sincera não sabia se havia de postar esta receita pois não se tornou uma das minhas favoritas (acho que ficou com um sabor muito intenso a grão e o contraste do grão com o doce acho que não fica muito bem)  mas como cá em casa houve muita gente que gostou (e gostos não se discutem) decidi partilhá-la com voçês.

Aqui vai: 1 embalagem de massa folhada, 250g de acucar, 25g de farinha, 125g de puré de grão cozido, 25g de manteiga, 2 ovos e 2 gemas, raspa de limão e açúcar em pó para polvilhar.

Esta receita é tão simples que basta misturar tudo bem e colocar numa tarteira por cima da massa folhada e levar ao forno a 180ºC, cerca de 30 minutinhos. Não esquecer de polvilhar com bastante açúcar em pó (eu acho que exagerei) para ficar com aquela crosta estaladiça.

Bom apetite!!!