08 novembro 2007

Pão-de-ló de chocolate com mousse de mascarpone

Vi esta receita no jornal Expresso de dia 27 de Outubro e desde esse dia que andava para a fazer e eis que a visita de uns amigos serviram de mote. A minha foto não está muito boa nem espelha a maravilha desta conjugação de sabores.
Aqui vai a receita (com algumas alterações):Para os mini pão-de-ló são precisos 6 ovos, 12 gemas, 300 gramas de açúcar, 200g de farinha e 200g de chocolate (eu usei uma tablete de chocolate Pantagruel). Bati os ovos com as gemas e o açúcar até ficar esbranquiçado. De seguida juntei a farinha e o chocolate previamente derretido em banho-maria com um pouco de leite. Coloquei esta massa em pequenas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levei ao forno a 180ºC durante 8 minutos. Ficaram com um aspecto molhadinho, parecia que tinham mousse de chocolate no seu interior.

Para a mousse de mascarpone são precisas 3 claras, 200ml de natas, 500g de mascarpone e 75g de açúcar em pó (na receita original também dizia para pôr umas gotinhas de limão mas como eu não tinha acabei por não pôr). Bati 100ml de natas com o açúcar e bati os outros 100 ml com o mascarpone. Bati as claras em castelo e depois envolvi tudo. Ao servir polvilhei esta mousse com um bocadinho de cacau em pó.

Simplesmente delicioso e com uma apresentação muito agradável.

É verdade, se puderem sirvam os bolinhos acabadinhos de sair do forno que fica muito bom com a mousse fresquinha. Hummm!!!!

8 comentários:

Nani disse...

Uau que maravilha! Cairia muito bem alguns, sem o chocolate pois eu particularmente não gosto!
Ah! Se fizer o pudim me conte se gostou.
Beijos!

Smas disse...

Adoro mascarpone!
Parece que "tenho" de fazer pelo menos a mousse...

risonha disse...

isso é o que eu chamo uma tentação do demónio... avisa quando fizeres outra vez que eu ponho-me a caminho.

Anónimo disse...

Também tinha visto a receita, mas como tenho a mania que não sei fazer doces não a fiz ainda.
Com este aspecto e pela tua descrição acho que vou tentar. Parabéns!

Isabel (pipoka) disse...

Muito bom!

Marizé disse...

Sou maluquinha por chocolate e por doces com mascapone.
Vi esta receita no jornal, e tenho andado a tentar conter-me para não fazer, agora é que eu não resisto.

Beijocas

Ana Prazeres disse...

Morri e voltei depois de ter entrado aqui, Filipa. Conjungação mravilhosa e fantástica! Adorei
Beijoca enorme

Fay van Gelder disse...

Bom só de olhar- Maravilha ,que deve ser :)

Bjo:)