28 fevereiro 2008

Para divulgação





Recebi hoje por mail o programa desta iniciativa e achei que seria interessante pôr no meu blog pois sempre ajudaria a divulgar e visto este ser um blog de culinária acho até que é o meu dever. Eu como adoro açordas, se puder dou lá um pulinho.

Aproveito para me desculpar de ter andado ausente mas tenho a minha filhota doentita, o que me exige ainda mais dedicação e atenção, logo fico com pouco tempo para cozinhar, mas prometo voltar em breve.

12 fevereiro 2008

Pastel de nata

Tenho andado muito gulosa e não resisti a fazer mais uma guloseima. Desta vez resolvi fazer um pastel de nata grande e ficou delicioso. Ai a minha dieta ;-)
Usei uma massa folhada, 400ml de natas, 8 gemas, 2 colheres de sopa de farinha maisena e 200gramas de açúcar (para a próxima ponho menos açúcar pois ficou muito docinho) e raspa de um limão.
Bati tudo muito bem, levei ao lume até ferver e depois pus por cima da massa folhada préviamente picada com um garfo. Levei ao forno cerca de 20 minutos e .... hummm. Que fim de semana docinho.

Bolo de banana com formiguinhas de chocolate

Esta foi a semana de fazer docinhos com a fruta esquecida na fruteira. Desta vez tinha 2 bananas que já estavam tão madurinhas que ninguém lhes pegava, então resolvi fazer um bolo com elas. Usei 2 bananas, 2 ovos, 1 copo de leite, meio copo de óleo, 1 copo de açúcar mascavado, 2 copos de farinha, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de sopa de fermento e muitas formigas de chocolate. Bati todos os líquidos, juntei as bananas esmagadas e de seguida juntei o resto dos ingredientes. Levei ao forno cerca de 45 minutos. Ficou delicioso. Desculpem a foto desfocada mas tinha pouquíssima bateria e só deu para tirar 2 fotos (a outra ainda está pior) e depois de a máquina estar carregada já não tinha bolo para fotografar ;-)

07 fevereiro 2008

Tarte de leite creme com maçãs

Tinha uma massa folhada quase a passar o prazo e umas maçãs na fruteira com aspecto engelhado, então resolvi inventar. Dispus a massa folhada numa forma, fiz meia receita de leite-creme
(meio litro de leite, 3 gemas, 3 colheres de açúcar e 1 colher de farinha maisena) e pus por cima da massa folhada (previamente picada com um garfo) e finalmente espalhei 7 maçãs cortadas as meias luas. Polvilhei com canela e levei ao forno por meia hora.