03 janeiro 2009

As nossas rabanadas

Eu sei que as festas já lá vão mas só agora tenho um tempinho para partilhar convosco todas as coisinhas boas que foram feitas este Natal cá por casa.

Este ano tivémos 3 tipos de rabanadas: as rabanadas da D. Ana, as rabanadas das Titis e as rabanadas Conventuais, todas elas maravilhosas.
Aqui vão as receitas:



Rabanadas da D. Ana: 1 cacete, 12 ovos e para a calda 1 litro de água, 1kg de açúcar, 2 colheres de mel, canela em pau, 1 casca de limão e vinho do porto.
Partir um cacete em fatias grossas e embeber nos ovos bem batidos (tem de ficar bem embebido). Levam-se a fritar e vão-se pondo num escorredor. Depois de todas fritas escaldam-se com água a ferver e espremem-se levemente para sair o excesso de água.
Embeber bem as fatias na calda.


Rabanadas das Titis: 1 cacete, leite q. b., 12 ovos, pau de canela e vinho do porto. Leva-se ao lume o leite, com a canela e o vinho do Porto. Embebem-se bem as fatias do cacete nesta calda e passam-se por ovo. Levam-se ao forno até ficarem douradinhas. Foram regadas com a calda anterior (da D. Ana).



Rabanadas Conventuais: 1 cacete e 12 ovos. Depois de embeber bem as fatias nos ovos fritam-se na calda da D.Ana (tem de se deixar ficar em ponto). Simplesmente divinais ;-) (ficam um pouco mais feias pois são mais difíceis de virar na frigideira mas acreditem que valem a pena).

Estas receitas são parecidas mas com uma pequena alteração ficam logo diferentes. As da D. Ana são as tradicionais (fritas), as das Titis são as saudáveis pois são as que vão ao forno e as Conventuais são fritas em calda de açúcar.

Nos próximos dias vou partilhando mais receitas...a próxima vai ser as filhoses da avó Jú.

Aproveito para vos desejar um Feliz ano de 2009 e que todos os vossos desejos se realizem.

8 comentários:

Catarina Santos disse...

Antes de mais, espero que a tua Passagem de Ano tenha sido tão harmoniosa e divertida como a minha! E que o Novo Ano te traga só coisinhas boas e seja duplamente melhor que o anterior :)

Quanto às Rabanadas não conheço nenhuma das três, a menos que a tradicional que eu costumo comer seja alguma destas e eu desconheço o nome! Mas têm todas óptimo aspecto :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Isabel de Miranda disse...

Bem qual delas as melhores!!!Um bom 2009 beijinhos carinhosos

Karla disse...

Uau....tantas e tão diferentes :)

beijinhos

Gracy disse...

olá filipa, adorei seu cantinho, é a primeira vez que passo por aki, de uma passadinha no meu..
um abraço

Mónica Pinto disse...

Que belas rabanadas. A verdade é que há receitas para todos os gostos e cada uma melhor que a outra, como é o caso destas 3.
Um bom 2009 para ti.
Feliz ano novo e beijinhos

Anónimo disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

GreyScale disse...

E qual das 3 as melhores??? Que aspecto delicioso!

Anónimo disse...

Devo dizer que são as 3 muito boas, principalmente as das titis :) Mas têm de provar as Rabanadas Conventuais, podem não ter o melhor aspecto, mas são simplesmente divinais!!!! Vale a pena...