19 setembro 2009

Doce de figo


Para aproveitar a última remessa dos figuinhos deliciosos dos meus avós resolvi fazer a minha primeira compota. Eu sempre adorei doce de figo mas nunca me tinha aventurado fazer pois achava que era muito complicado mas agora que experimentei é muito fácil e ficou muitooooo bom.
Aqui vai a receita:

1kg de figos, 250g de açúcar amarelo, 250g de açúcar branco, 2 paus de canela, sumo de 1 limão e água q. b.

Comecei por lavar bem os figos, cortei as pontas e cortei os figos ao meio. Pus numa panela e adicionei água até metade da altura dos figos. Levei ao lume até levantar fervura e deixei ferver 5 minutinhos (assim os figos não se desfazem e eu adoro encontrar bocadinhos de figo na compota). De seguida adicionei os açúcares, os paus de canela e o sumo de limão. Deixei em lume brando cerca de 1h (até obter a espessura certa) e fui mexendo de vez em quando para não agarrar.
Pensava que ia render muito mas só me rendeu este frasquinho...para o ano vou fazer muito pois gostava de oferecer a familiares e amigos.
Este docinho com umas tostinhas é maravilhoso. De comer e chorar por mais. Experimentem.

3 comentários:

Ana Rita disse...

Adoro figos :) tenho comido bastantes:)
o doce ficou muito bom :)

Beijinhos**

gigi disse...

Parabéns pelo menino que aí vem!

Este doce de figo tem uns aspecto MARAVILHOSO! Sou realmente viciada nesta gulodice. A minha sogra deu-me um frasquinho que ela fez e está delicioso. Mas agora nesta fase tenho de ter mais cuidado com a linha...

Uma beijoca boa e obrigada pelo comentário à minha feijoca linda!

Ana disse...

Adoro doce de figo,saboreá-los com
queijo minas fica mto bom.
Essa semana me aventurei também numa compota de pêssegos,adoro esses doces de frutas mas sempre achei trabalhoso...,que nada..., mto fácil e vou repetir corrigindo algumas coisas pra ficar melhor.
T+,bom fim de semana!