28 março 2009

Rolo de Carne

Este rolo de carne foi um sucesso (já o repetimos duas vezes esta semana). Andávamos à procura de uma receita de rolo de carne e como temos a Bimby cá por casa (como é recente até nos esquecemos dela) resolvemos experimentar a receita que vem no livro dela. Claro que fizemos algumas alteraçõezitas principalmente no recheio.
Eu vou pôr a receita original da Bimby e vou dizendo o que fomos alterando. Esta receita também dá para fazer de forma tradicional pois juntando todos os ingredientes vai dar ao mesmo. O bom da Bimby é que só se utiliza o copo onde se mistura tudo e onde se pode picar tudo sem sujar mais nada.

Aqui vai a receita:
1kg de carne picada, 2 ovos, 1 cebola, 2 dentes de alho (pusemos 4), 1 caldo de carne (não usámos), 2 colheres de sopa de pão ralado (pusemos 4), 4 pés de salsa, 50g de vinho do Porto, sal, noz-moscada (não usámos), vinho branco e sumo de uma laranja (não vinha na receita).
Recheio: fatias de bacon, queijo fatiado, fiambre (não usámos) e agora o que não vinha na receita: mistura de cogumelos congelados, azeitonas verdes e queijo parmesão ralado.

Picámos a cebola, os alhos e a salsa 15seg. vel. 7. De seguida adicionámos a carne picada, os ovos, o pão ralado, o vinho do Porto e o sal e envolvemos tudo durante 20seg. vel.4.
Em cima de papel vegetal espalhámos pão ralado onde "estendemos" a carne (esfregámos com vinagre para a carne não abrir). Recheámos com as fatias de bacon, queijo, cogumelos e as azeitonas. Fizemos um rolo, com a ajuda do papel vegetal e levámos ao forno cerca de 1h, regado com sumo de uma laranja e com vinho branco. Pouco antes de retirar do forno ralámos queijo parmesão em cima do rolo.

D E L I C I O S O...Têm de experimentar (como podem ver pela foto o rolo desmanchou-se um bocadinho ao cortar em fatias pois a carne não devia estar bem picada, no segundo que fizemos já não aconteceu).

Acompanhámos com esparguete e uma boa saladinha.

Bom apetite!!!

26 março 2009

"a gordura fica toda dentro da laranja"

No blog da Gigi http://muximauami.blogspot.com/ que eu adoro acompanhar pela boa disposição e simpatia com que partilha o seu dia a dia, encontrei esta dica preciosa e achei que a devia partilhar convosco pois eu não fazia ideia que a laranja tinha esta utilidade e penso que muitas de vós também não.

Se tiverem de fazer um prato com alguma gordura como por exemplo feijoada juntem uma laranja inteira, lavada e não descascada junto com as carnes e a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação...em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja!
A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que ainda por cima fica super light!


Não há nada como experimentar...depois digo como correu.

Nota : foto tirada de www.geocities.com/atine50/frutas/laranja.htm

25 março 2009

HORA DO PLANETA - Juntos fazemos a diferença


De que se trata?

É algo tão simples como desligar o interruptor. O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das
maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.
Em 2009, às 20H30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora – a Hora do Planeta.

Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.

Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.

Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.

Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.

A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção.
Cada um de nós pode fazer a diferença!

Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença
que pode fazer no combate ao aquecimento global.
Registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.

Eu já me registei e este sábado vamos jantar à luz das velas ;-)

19 março 2009

Bolachas de Páscoa (1º ensaio)


Este ano na Páscoa estou a pensar oferecer à educadora e auxiliares da minha princesa bolachinhas feitas e decoradas por ela. Acho a ideia muito gira e sempre é uma prendinha feita por ela ou seja...tem mais valor.
No passado fim de semana resolvemos experimentar para ver como corria, pois nunca fiz nem bolachinhas nem decoração com glacé. Comprei as forminhas relacionadas com a páscoa e os corantes alimentares e só vos posso dizer que fazer bolachinhas e decorá-las com a minha princesa foi uma aventura, pois ela ficou mais pintada que as bolachinhas ;-)

Aqui vai a receita:

Bolachas
300g de farinha, 100g de açúcar, 150g de manteiga, 1 gema de ovo, 1 colher de chá de açúcar baunilhado e 1 pitada de sal.

Glacé
1 clara de ovo, 200g de açúcar em pó e umas gotinhas de limão.


Para as bolachas misturei tudo muito bem e levei ao frigorífico 15 minutinhos para ser mais fácil estender (acho que devia ter deixado mais um tempinho).
Cortei com as forminhas e levei ao forno cerca de 15 minutinhos a 180ºC, em cima de papel vegetal.
Retirei do forno e deixei arrefecer.
Depois começou a aventura com o glacé e os corantes .
Bati a clara com as gotinhas de limão e o açúcar em pó até obter um creme espesso. Separei em várias tacinhas onde juntei os diferentes corantes.

Relativamente ao sabor ficaram óptimas mas quanto á decoração ... Para primeira vez até que nem estão assim tão mal e também não ajudou não ter uma seringa de pasteleiro (decorei com a ajuda de uma palhinha) mas para quando for a sério vou comprar e depois mostro-vos o resultado.

A primeira foto tem as minhas pinturas e na segunda as da minha princesa.

Mas o mais importante é que foi uma tarde bem divertida, cheia de gargalhadas e brincadeiras.

13 março 2009

Tarte de maçã e morangos


Com a bimby da mamã "emprestadada" cá por casa e uns moranguinhos e maçãs a passarem do prazo resolvi fazer uma tarte. Tirei umas dicas de vários blogs, recordei um programa do Jamie Oliver e resolvi fazer assim ...

Fiz a massa quebrada na bimby mas penso que se juntarmos estes ingredientes todos e os amassarmos que vai dar ao mesmo (temos é mais trabalho).

Massa: 300g de farinha, 130g de manteiga, 70g de água, 1 colher de café de sal e 1 colher de café de açúcar.
Coloquei tudo no copo por esta ordem e programei 15 segundos, velocidade 5 ... e já está.
Estendi-a entre duas folhas de papel vegetal (dica do Jamie Oliver) e fiz 2 discos, um para pôr no fundo da tarte e outro para a cobrir.

Rechei-a com 4 variedades de maçãs (bravos mofo, pink lady, starking e reineta) partidas aos gomos e morangos. Juntei um pouco de açúcar amarelo e umas nozes de manteiga. Para finalizar polvilhei com canela.
Levei ao forno cerca de 40 minutinhos.

Muito boa e ...a repetir muitas vezes.

Bom apetite!!!

11 março 2009

Palmiers


Cá em casa todos adoramos palmiers e ultimamente na blogosfera encontrei tantas receitas e tão simples que resolvi experimentar.

Aqui vai a receita:

1 massa folhada (comprei no Lidl), açúcar e canela q. b.

Comecei por misturar o açúcar e a canela numa tacinha.
Estendi a massa e polvilhei com a mistura e com um rolo fiz pressão para que o açúcar e a canela se fixassem à massa.
Dobrei uma extremidade até chegar ao meio e fiz o mesmo com a outra extremidade. Voltei a polvilhar com a mistura e repeti o procedimento até ficar com um rolinho.
Cortei em fatias com um dedo de espessura e coloquei-os num tabuleiro com papel vegetal. Levei ao forno a 200ºC.
Ao açúcar e canela que sobrou, acrescentei um pouco de água e quando os palmiers começaram a ficar douradinhos pincelei-os para ficarem mais caramelizados. Virei-os e repeti o procedimento.

Mais uma vez, uma receita fácil, rápida e deliciosa. Óptima para quando temos visitas em casa e queremos oferecer um cházinho ou cafézinho com um docinho.

Bom apetite!!!

05 março 2009

São os melhores almendrados que eu já comi :-)


Ontem o meu maridinho, depois de descobrir o que é que eu andava a fazer em segredo na cozinha (quis fazer-lhe uma surpresa) fez-me este elogio. Claro que fiquei toda contente.
Ontem apeteceu-me fazer um docinho novo mas que fosse rápido e diferente. Lembrei-me dos almendrados pois todos gostamos muito e nunca tinha experimentado pois achava que eram muito complicados de fazer e por isso sempre comprei nas pastelarias mas ontem resolvi aventurar-me.

Procurei receitas nos blogs de culinária e mais uma vez no blog da Colher-de-pau (http://paracozinhar.blogspot.com), que eu adoro, encontrei uma receita que ela mesma diz que são os melhores almendrados caseiros que já fez e realmente são deliciosos.

Aqui vai a receita:

2 claras, 200g de açúcar amarelo, 225g de miolo de amêndoa moído, 25g de farinha, 1 colher de café de canela e uma folha de hóstia (comprei numa loja que vende um pouco de tudo para festas)


Começa-se por bater as claras em castelo. De seguida junta-se o açúcar, o miolo de amêndoa, a farinha e a canela e mexe-se muito bem.
Põe-se a folha de hóstia no tabuleiro que vai ao forno e fazem-se montinhos com a massa (deixar os montinhos espaçados pois os almendrados crescem muito). Finalmente coloca-se uma amêndoa inteira no meio de cada montinho e vai ao forno 15 minutinhos a 185ºC.

Nunca mais compro almendrados pois num instantinho se fazem e ficam maravilhosos. Dos melhores que já comi ;-)

Bom apetite!!!

04 março 2009

Massas frescas selecção Continente


Já me tinham falado destas massas frescas do Continente (desculpem a publicidade) mas só o passado fim de semana resolvi experimentar e digo-vos ... são muito boas.
Foram uma agradável surpresa pois em 3 minutinhos ficámos com uma refeição diferente e muito saborosa.
Como podem ver pela foto nem tive tempo de tirar ao prato mas só às embalagens ;-)
A repetir muitas vezes.
Experimentem.
Bom apetite!!!