19 agosto 2009

Massada de bacalhau




Este prato é dos meus favoritos, pois para além de ser delicioso é muito simples de fazer.

Quando não sei o que fazer para jantar a primeira opção que me lembro é sempre esta massada. De tão simples que é acabei por nunca pôr no blog, mas ao conversar com alguns amigos e reparar que ninguém conhecia e quem já tinha experimentado também gostou muito achei que se calhar até valia a pena partilhar convosco.

Aqui vai a receita (para 4 pessoas):

2 ou 3 postas de bacalhau (não precisa de ser das muitas boas, normalmente uso os rabinhos e as partes mais secas), 3 tomates bem madurinhos, 2 cebolas cortadas às rodelas, 4 dentes de alho, esparguete (não sei bem a quantidade pois ponho sempre mais do que devia mas acaba sempre por se comer tudo ;-)) e 4 ovos.

Começo por juntar na panela a cebola, o alho e os tomates com um fiozinho de azeite e deixo ao lume até ficar tudo bem cozinhado. De seguida com a varinha reduzo tudo a puré para ficar um molho mais consistente. Junto o bacalhau (antes punha cortado aos bocadinhos mas agora como a minha princesa também adora este prato costumo pôr as postas inteiras e deixá-las cozinhar no molho por algum tempo e depois retiro o bacalhau para o desfiar e tirar as espinhas). Finalmente junto a água a ferver e o esparguete e quando este estiver quase cozido junto o bacalhau já desfiado e os ovos inteiros para ficarem escalfados.

Uma verdadeira delícia.

Experimentem.

Beijinhos.

17 agosto 2009

Vol-au-vent de frango




Como prometido aqui vai a receita do vol-au-vent da minha mamã.

Cá em casa quando se faz uma canjinha aproveitamos a maior parte da galinha para fazer um vol-au-vent que fica super saboroso.

Fazemos assim:

Ingredientes: galinha desfiada, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 cenoura, azeite, bacon (eu costumo usar do bacon já aos cubinhos do Lidl), azeitonas descaroçadas, 2 massas folhadas frescas e 1 gema de ovo.

Depois de a canjinha estar feita retiramos a galinha e desfiamos.

Numa panela salteamos a cebola e o alho picadinhos com a cenoura ralada e um pouco de azeite. De seguida juntamos o bacon partido aos cubinhos. Finalmente adicionamos o frango desfiado e algumas azeitonas descaroçadas e deixamos saltear mais um pouco.

Num tabuleiro dispomos uma placa de massa folhada (eu costumo usar a do Lidl pois fica muito fofinha e saborosa) e picamos com um garfo (deixar sempre o papel vegetal que vem com a massa por baixo para não agarrar). Com a outra placa de massa folhada cortamos umas tiras para servir de rebordo da massa folhada que temos (como se estivéssemos a emoldurar um quadro) e finalmente espalhamos o nosso preparado de galinha e cobrimos com a restante massa folhada. Damos alguns golpes e pincelamos com gema de ovo para ficar mais bonita.

Levamos ao forno a 180ºC até ficar douradinha.

Acompanhamos com uma saladinha.

Uma óptima receita para aproveitar carne ou peixe (ainda não experimentei mas com gambas, bacalhau, atum...também deve ficar delicioso) que nos sobram de outras refeições.

Simples, baratinho e delicioso.

Bom apetite.

10 agosto 2009

De regresso....


...com um Polvo à Lagareiro.
Encontro-me junto à praia por isso abundam os pratos grelhados quer de peixinho quer de carne mas são sempre pratos tão simples (temperar com sal e grelhar...eheheh) que acho que não são dignos de serem postados mas este fim de semana o meu maridinho brindou-nos com um polvo grelhado delicioso e a apresentação diz tudo...não acham?
Ele cozeu o polvo com cebola e alho e quando estava quase cozido temperou com sal e deixou mais uns minutinhos. Levou a grelhar e acompanhámos com batata a murro, pimentos grelhados e azeitonas bem regado com alho estalado em azeite.
Bom apetite.

Amanhã vou postar um vol-au-vent que a minha mamã fez delicioso.