20 abril 2010

Um bolo especial para a minha manita




A minha manita fez anos e eu queria fazer-lhe um bolo especial. Depois de procurar entre as muitas revistas, livros, recortes e claro, blogs de culinária devo ter ficado indecisa entre umas 20 receitas mas acabei por optar pelo Bolo de noz com massa folhada e creme de leite condensado que vem na Saberes e Sabores de Março. Este bolo chamou-me logo a atenção pois para além de também ter sido feito para uma ocasião especial (16º aniversário da revista) este seria também o meu primeiro bolo com massa folhada e digo-vos uma coisa ... adorei , ou melhor, adorámos o resultado.

Aqui vai a receita (tem algumas alterações à receita original):

BOLO - 250g de nozes picadas (mais umas inteiras para enfeitar), 8 ovos, 300g de açúcar, 100g de vaqueiro líquida, 200g de farinha, 1 colher de sopa de fermento e uma colher de sopa de canela.

MASSA FOLHADA - 1 embalagem de massa folhada fresca (comprei no Lidl pois são rectangulares e assim não foi preciso estender a massa), açúcar, canela e 1 ovo.

CREME - 2 folhas de gelatina, 1 lata de leite condensado cozido, 3 gemas e leite.


Liguei o forno a 180ºC e pincelei um tabuleiro rectangular com vaqueiro líquida, forrei com papel vegetal e voltei a pincelar.

Comecei por bater muito bem as claras em castelo e de seguida bati as gemas com o açúcar até estar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionei a vaqueiro líquida e as nozes e bati bem. Envolvi devagarinho as claras em castelo alternado com a farinha, o fermento e a canela. Deitei esta massa no tabuleiro e levei ao forno 30 minutinhos (eu achei que o bolo ficou um pouco seco, para a próxima deixo ficar menos tempo no forno).

Enquanto o bolo estava no forno coloquei a placa de massa folhada num tabuleiro (aproveitei o papel vegetal que vem com ela) e cortei-a de forma a ficar com o mesmo tamanho do bolo. Pincelei com o ovo batido, piquei com um garfo e espalhei um pouco de açúcar e canela. Quando o bolo saiu do forno aumentei para 220ºC e coloquei este tabuleiro. Deixei até a massa ficar estaladiça e douradinha.

Para o creme coloquei as folhas de gelatina em água fria para amolecerem. Deitei o leite condensado num tachinho e juntei as gemas mexendo bem. Levei ao lume (brando) até engrossar. Mal retirei do lume juntei as folhas de gelatina escorridas e um pouco de leite para não ficar um creme tão espesso.

Para montar o bolo primeiro coloquei uma placa de massa folhada no prato e pincelei com um pouco de creme. De seguida coloquei uma parte do bolo (pois parti o bolo ao meio), voltei a pincelar com creme, cobri com mais uma placa de massa folhada, pincelei com creme e acabei com a outra parte do bolo.
Para finalizar barrei o bolo com o restante creme e decorei com as nozes inteiras e fios de ovos (comprados pois ainda não me aventurei a fazê-los).
Espero que tenham gostado desta opção pois cá em casa todos adorámos.

13 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Este bolo está fantástico!

SoraiaSilva disse...

Que espectáculo!!
Beijinhos*

Anónimo disse...

O bolo é uma delicia...olha que já comia mesmo!!!

moranguita disse...

escolheste muito bem este bolo. ficou um espectculo mesmo lindo para a ocasiao
beijinhos

Abobrinhas na Cozinha disse...

Filipa, esse bolo é mais que especial!!! Que delícia!
Ficou lindo, parabéns! Amei a receita.
Beijinhos,
Thais

Tuquinha disse...

ficou óptimo visualmente e de sabor tb de certeza
beijinhos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou lindo o teu bolinho!!
bjs

Calibe'nin Mutfağı disse...

It looks fantastic...Compliment
Hugs
Cali

claudia disse...

Este bolo tira-me do sério..até me estou a babar!

Sara Moras disse...

Ola Filipa. A Raquel Agra apresentou-me o teu blog pois também eu tenho um (dedicado à pastelaria) e adoro cozinhar. :) consegue perceber-se a tua paixão por esta arte..parabéns! venho visitar-te mais vezes.
Beijinhos

sofia disse...

ola. ja ha algum tempo que sigo o seu blog, recomendado por uma amiga que a conhece pessoalmente. acho que apresenta receitas muito boas e esta é mais um exemplo. dá mesmo vontade de tirar uma fatiazita...:) tb ja criei a minha cozinha, se gostar de a conhecer
http://ensaiosculinarios.blogspot.com/. tenho td gosto em recebe-la..:)

Claudia disse...

Filipa,

O bolo para tua manita ficou maravilhoso, esse é o bolo favorito da minha mãe.

Abs,

Cláudia

Geni disse...

Olá Felipa,

Seu bolo parece delicioso...humm. Adoro
bolo de nozes.