12 fevereiro 2010

Espetadinhas de camarão com abacaxi


Aqui vai mais uma receitinha de canapés que já foi experimentada e muito apreciada cá em casa.


20 camarões 40/60, 20 palitos de cocktail, 1/2 abacaxi, 300ml de azeite, 20g de gengibre, 2 dentes de alho, 1 molho pequeno de coentros e sal.


Comecei por descascar os camarões (crus) tirando primeiro a cabeça e normalmente a tripa também vem logo atrás e deixei apenas a parte final da cauda (só para ficarem mais bonitinhos). Descasquei o abacaxi e cortei em cubos com cerca de 1cm. Fiz as espetadas com o camarão e o abacaxi. Para a marinada descasquei o gengibre e os alhos e triturei tudo com o azeite, os coentros e o sal. Reguei as espetadas e deixei a marinar cerca de 10 minutinhos. Para finalizar levei ao forno a 180ºC cerca de 5 minutos (até ficarem vermelhinhos).


Como o tema do workshop dizia este é mais um "pequeno regalo para surpreender em grande".


Bom apetite.

08 fevereiro 2010

Suspiros com mascarpone e framboesas


No workshop aprendi receitas muito boas mas esta tornou-se a minha sobremesa favorita pois é D-E-L-I-C-I-O-S-A. É super crocante por fora, fofinha por dentro e o doce do suspiro combina divinalmente com o mascarpone e as framboesas. Têm mesmo de experimentar e acreditem que é tão simples que até custa a acreditar.


Aqui vai a receita:

4 claras, 300g de açúcar, 150g de mascarpone e 150g de framboesas frescas.

Para os suspiros bati as claras e fui adicionando o açúcar lentamente até ficarem bem firmes. De seguida fiz pequenos discos (eu fiz com uma colher de sopa mas podem fazer com saco de pasteleiro que ficam mais bonitinhos) sobre papel vegetal e levei ao forno num tabuleiro a 140ºC, cerca de 25 minutinhos (até os suspiros ficarem rosadinhos).

Para o creme esmaguei as framboesas e misturei bem com o mascarpone (o meu creme ficou mais líquido do que deveria pois utilizei framboesas congeladas pois não encontrei frescas mas a vontade era tanta de experimentar...). Para finalizar, decorei os suspiros com uma framboesa inteira.

Mais simples e delicioso não há. É mesmo uma gulodice e depois o difícil é comer só um.

Deliciem-se...

07 fevereiro 2010

Workshop de canapés


Ontem fui ao meu primeiro workshop de culinária e ADOREI. Foi na Quinta de São Luiz, em Coimbra e foi dado pelo Chef Hélio Santos e a Colher de Pau. Eles são uma simpatia, super acessíveis, tiraram-nos montes de dúvidas e ensinaram-nos umas receitas que vamos surpreender de certeza os nossos amigos e familiares quando as fizermos. Claro que depois de contar o que fiz e o que provei não me escapei a uma almoçarada hoje cá em casa... de canapés claro, por isso já estou a caminho da cozinha para fazer o "aparelho" eheheheheh. Só vim mesmo partilhar com vocês esta experiência que eu achei super enriquecedora quer a nível culinário quer a nível pessoal pois o ambiente descontraído que o Chef Hélio e a Colher de Pau nos proporcionaram tornaram tudo bem mais simples e agradável. É uma experiência que vou repetir de certeza e vou estar de olho nos próximos workshops que se vão realizar na quinta.
Foi também muito engraçado associar as pessoas aos blogs que conhecemos, pois o blog da Colher de Pau que eu visito religiosamente todos os dias é afinal de uma pessoa que eu já conhecia há muito tempo. O mundo da blogosfera prega-nos estas agradáveis partidas.
Aqui fica a foto da mesa com os nossos canapés e fica prometido que à medida que for fazendo os canapés venho aqui postar as receitas.

Beijinhos