21 outubro 2010

Panna Cotta com doce de amoras


Já andava para experimentar esta sobremesa há imenso tempo e o docinho de amoras feito pela D. Ana (que tive de esconder para ter para esta sobremesa ;-)) foram o empurrãozinho que faltava. A combinação é perfeita e esta sobremesa é muito simples, sofisticada e docinha. Aqui vai a receita: 200ml de natas, 200ml de leite meio gordo, 3 folhas de gelatina, sementes raspadas de 1/2 vagem de baunilha cortada ao meio e 50g de açúcar. Comecei por aquecer as natas com o leite e as sementes de baunilha e quando estava quase a levantar fervura desliguei e deixei repousar 20 minutinhos. Entretanto demolhei as folhas de gelatina em água fria e voltei a ligar o lume. Quando ficou novamente quente (sem ferver) juntei as folhas e bati bem para a gelatina ficar bem dissolvida. Deitei em tacinhas pequeninas de plástico (que sobraram das gelatinas que fiz na festinha da minha princesa) previamente untadas com óleo (para depois ser mais fácil desenformar) e levei ao frigorifico 4 horas. Servi com doce de amoras caseirinho e delicioso. Experimentem. Bom apetite!!!

11 outubro 2010

Muffins de amoras


Estes muffins são super fofos e muito simples de fazer.

Aqui vai a receita: 100g de manteiga à temperatura ambiente, 1 chávena de açúcar, 2 ovos, 2 chávenas de farinha, 1 chávena de leite morno, 1 colher de sopa de fermento e 1/2 chávena de amoras (eu usei frescas mas pode usar outros frutos e até congelados).

Comecei por aquecer o forno a 180ºC e bater as claras em castelo. De seguida bati a manteiga com o açúcar. Adicionei as gemas e bati bem até ficar uma mistura cremosa. Juntei a farinha e o fermento lentamente e fui intercalando com o leite e finalmente com uma colher de pau incorporei as claras e as amoras na massa.

Distribuí pelas formas de papel (assim não precisamos de untar as formas de metal) e enchi com a massa até 3/4.

Levei ao forno cerca de 20 minutinhos. E já está.
Deliciosos.