30 Novembro 2010

Miminhos gulosos



Hoje deixo-vos aqui o link de um blog maravilhoso. É um blog de duas grandes amigas minhas e embora seja recente já é um verdadeiro sucesso. Estas imagens são alguns exemplos do que elas fazem mas é só mesmo para vos aguçar o apetite pois elas fazem tudo o que vocês quiserem, é só darem largas à vossa imaginação. Já para não falar que são super saborosos, fofos e fresquinhos. Quem costuma ir as festinhas dos filhotes e sobrinhos sabe que o bolo de aniversário é sempre o ponto alto da festa, quer pela surpresa, quer pelo sabor. Aproveitem os miminhos gulosos que elas têm para o Natal e surpreendam os vossos amigos com algo diferente, original e muito saboroso.


Beijinhos,

26 Novembro 2010

Bolo de chocolate, castanhas e nozes


Mal vi este bolo aqui não descansei enquanto não o fiz. Tem tudo o que eu adoro, chocolate, castanhas e nozes por isso só podia ser uma maravilha e realmente não me enganei pois é simplesmente delicioso e sabe tão bem nestes dias frios de Outono.

Aqui vai a receita:

100g de nozes, 100g de castanhas descascadas (eu usei das congeladas), 50g de chocolate negro (eu usei Lindt 70% de cacau), 4 ovos, 250g de açúcar, 200g de farinha, 100ml de natas e 50ml de leite gordo.

Comecei por pré-aquecer o forno a 180ºC. Piquei grosseiramente as nozes, as castanhas e o chocolate. De seguida bati bem os ovos com o açúcar e acrescentei as natas e o leite. Juntei a mistura de nozes, castanhas e chocolate e finalmente a farinha. Envolvi tudo e levei ao forno cerce de 40 minutinhos, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Para o recheio fiz chantilly mas acho que com creme de castanhas devia ter ficado mais saboroso. Ver receita do creme de castanhas aqui .

Para a próxima também vou cortar na quantidade de chocolate e aumentar a quantidade de castanhas pois acho que o chocolate mascarou um pouco o sabor dos outros ingredientes.

Aqui fica uma sugestão muito reconfortante para este fim-de-semana fresquinho que se aproxima.

Beijinhos,

10 Novembro 2010

Massada de salmão e amêijoas com coentros


Desculpem a "massada" mas eu sou uma mulher que adora massas. Adoro massa com carne, com peixe, com legumes, massa curta, massa comprida, massa fresca, ... enfim acho que massa casa bem com tudo e os pratos ficam sempre saborosos.

Andava cheia de vontade de comer amêijoas e como não encontrei frescas achei que era melhor adiar este meu desejo, mas depois de ver a Filipa Vacondeus dizer que o petisco que os netos mais gostavam era amêijoas vietnamitas, e que ela fazia de todas as maneiras e feitios resolvi experimentar e digo-vos fiquei bastante surpreendida (positivamente). Pensava que não iam abrir e abriram todas, achava que iam ter areia mas vinham muito bem depuradas, achava que embora a concha fosse grande por dentro deviam ser pequeninas, mas são bem grandes e achava que deviam ser muito secas por serem congeladas mas são muito suculentas. Para além destas características todas o facto de existirem sempre nos hipermercados e serem baratinhas faz com que agora vá comer muitas mais vezes. Claro que as fresquinhas sabem mais a mar e no verão vou sempre tentar comprá-las mas estas vou ter sempre no congelador para sempre que nos apetecer "conchinhas".

Aqui vai a receita: 1kg de ameijoas, 2 cebolas médias às rodelas, 1 tomate grande bem madurinho, azeite, 3 postas de salmão (eu prefiro em filetes porque depois de grelhadinhos podemos juntar logo à massa sem ser necessário tirar as espinhas), massa, coentros e sal q.b.

Para a massa basta cozer em água abundante com sal. Eu gosto de a deixar "al dente".
Para o salmão pus no forno a grelhar por 10 minutinhos só com sal, em cima de um tabuleiro com uma película anti-aderente (mas podem usar papel vegetal).
Para as amêijoas basta dispor a cebola e o tomate partidinho aos cubos com um fio de azeite numa panela e deixar refogar bem (até a cebola ficar bem molinha). De seguida é só juntar as amêijoas e fechar bem a panela. Esperar até que todas estejam abertas.

Para finalizar é juntar tudo e salpicar com coentrinhos frescos. Já estou de água na boca só de me lembrar...o melhor é ir almoçar.

Bom apetite e boas massadas ;-)

05 Novembro 2010

Há dias assim #2 ...


...em que o jantar tem de ser rápido mas ao mesmo tempo queremos que seja saboroso e que todos comam com satisfação. A minha princesa adora o Happy meal do Mac, diz que é "o mais preferido" dela mas desde que eu comecei a fazer hambúrgueres em casa ela diz que os meus são muito mais deliciosos (e eu fico toda babada) e claro que é muito mais saudável. Ela só se queixa da falta da prendinha mas nada que uma mamã não arranje ;-).
Ontem foi este o nosso jantar e soube lindamente. Ela só não comeu a cebolinha roxa salteada com azeite mas experimentem que dá um sabor agridoce muito bom. A receita dos hambúrgueres está aqui.
Bom apetite e bom fim-de-semana.
Aproveitem este sol que nos enche a alma de alegria e boa disposição. Eu vou aproveitar para começar a tratar dos miminhos de Natal. Este ano já decidi, vou oferecer docinhos caseirinhos (compotas, bolachinhas,...) numas embalagens bonitinhas (depois mostro e ponho as receitas).
Beijinhos

04 Novembro 2010

Pernil assado com cebola e alecrim


Ontem foi o nosso jantar e fez as delícias de todos. Esta carne é super suculenta e muito saborosa. Nunca tinha comido pernil e só provei recentemente no Ikea. Achei a carne muito saborosa e tenrinha mas para mim o tempero podia ser melhor, por isso, ontem nas comprinhas para o jantar vi pernil e resolvi experimentar mas com os meus temperos e desculpem a falta de humildade mas ficou maravilhoso. Tive de pedir à minha princesa para não comer mais pois estava com medo que lhe fizesse mal ;-)

Aqui vai a receita:

4 peças de pernil, 2 cebolas médias cortadas aos gomos, sumo de uma laranja, sal, um fio de azeite, alecrim, um pouco de vinho (eu gosto mais de usar vinho tinto pois o assado fica mais bonito e torna os pratos mais saborosos), batatinhas descascadas (eu costumo usar das congeladas do Pingo Doce já prontas a por no forno) e legumes (desta vez como não tinha legumes frescos em casa utilizei uma embalagem de legumes congelados também do Pingo Doce que seriam para saltear mas que combinaram muito bem com este assado).

Este prato não tem mesmo nada que saber. Basta dispor a cebola, de seguida o pernil já temperado com sal, sumo da laranja e alecrim. Regar com um fio de azeite e o vinho. Colocar as batatinhas e os legumes e levar ao forno a 180ºC cerca de 45 minutinhos.

Simples, rápido e muito saboroso.
Bom apetite!!!