28 dezembro 2010

Pavlova de chocolate com framboesas


Esta receita foi-me passada por uma colega que só me dizia maravilhas desta sobremesa e eu nos aninhos do meu filhote resolvi experimentar e fiquei rendida. O sabor é maravilhoso, o crocante do suspiro contrasta com o fofo do interior, a doçura do chocolate e das natas contrasta com o sabor das framboesas ... têm mesmo de experimentar para sentirem esta explosão de sabores. Mais uma vez uma receita simples, requintada, diferente e M A R A V I L H O S A

Aqui vai a receita: 6 claras, 300g de açúcar, 3 colheres de sopa de cacau negro, 50g de chocolate preto ralado grosseiramente (eu usei Lindt 70%) e 1 uma colher de vinagre balsâmico. Comecei por bater bem as claras em castelo e quando elas estavam a formar picos fui juntado o açúcar (uma colher de cada vez). De seguida juntei o cacau, o chocolate e o vinagre e misturei tudo muito bem. Dispus numa folha de papel vegetal (onde desenhei um círculo com a ajuda de um prato) e coloquei este merengue dentro deste círculo. Levei ao forno a 150ºC cerca de 1h e deixei arrefecer completamente dentro do forno. Antes de servir bati 2 pacotes de natas com um pouco de açúcar e coloquei por cima da pavlova e salpiquei com framboesas.
Também aqui vos deixo um miminho que fiz para os mais pequeninos...espetadinhas de chocolate do Pai Natal. Elas adoraram e são tão simples de fazer. Basta comprar os moldes, derreter chocolate (do bom) no microondas, colocar na forma com um palito de fora. Finalmente leva-se ao frigorifico 10 minutinhos e já está.

21 dezembro 2010

Hoje foi noitada de bolachinhas...

... mas acho que valeu a pena.
Eu gosto muito das educadoras dos meus filhotes pois tratam-nos com tanto carinho, dedicação e com tanto amor que me deixam muito tranquila sempre que ficam com eles e por isso este ano quis oferecer-lhes um miminho caseirinho, delicioso e bonitinho. Ao fazer a minha visita diária pelo blog da Leonor, vi esta receita e achei que seria a ideal para estes miminhos. Ontem à noite eu e a minha princesa pusemos mãos à obra e voilá:



Digam lá se não ficaram lindinhas.
Era para fazer bolachinhas maiores mas aproveitei as formas que tinha comprado para o bolo do meu filhote e acho que o resultado ficou muito bonito.

Aqui vai a receita:

Bolachinhas de canela: 100 g de manteiga amolecida, 100 g de açúcar em pó, 225 g de farinha, 1 colher de chá de canela, 1 gema, 1 pitada de sal e 10 ml de água fria (eu usei um pouco mais de água para ligar melhor a massa).

Glacé: 1 clara, 5 gotas de sumo de limão e 180 g de açúcar em pó e corante alimentar verde para as árvores, amarelo para as estrelas e vermelho para os sinos (que saiu rosa não sei porquê).

Comecei por bater bem a manteiga com o açúcar. De seguida juntei a farinha, o sal e a canela numa taça e juntei à mistura. Finalmente adicionei a gema e a água e amassei bem até formar uma bola, envolvi em película aderente e pus no frigorífico 30 minutinhos. Depois estendi a massa entre duas folhas de papel vegetal e cortei com os moldes natalícios. Levei ao forno pré-aquecido a 200º C cerca de 6 minutinhos. Deixei arrefecer cada fornada (foram umas 8) antes de as decorar. Para a decoração fiz o glacé misturando os ingredientes todos e batendo bem. Separei em 3 tacinhas e adicionei as cores a cada uma delas. Para ser mais rápido mergulhei a face de cada bolachinha e deixei secar até hoje de manhã. Aqui fica uma sugestão diferente e muito saborosa.
Beijinhos natalícios...

20 dezembro 2010

O meu príncipe fez 1 aninho

e houve festa cá em casa. Deixo-vos as fotos das mesas da festa e do bolo de aniversário que lhe fiz. Está muito simples mas acho que ficou bonitinho. A receita já é a do costume e está aqui mas desta vez decorei com massa de açúcar de várias cores e recheei com ovos moles. Aproveito para vos deixar a listinha das receitas que se vão seguir para vos aguçar a curiosidade: Pavlova de chocolate com framboesas Espetadinhas de chocolate Tostinhas de mini-hambúrgueres Folhadinhos de alheira e ananás Cartuxinhos de massa filo de morcela e maçã.

Aproveito para desejar a todos os que me visitam um Santo Natal cheio de alegria e docinhos.