11 julho 2013

Cake Pops de cupcakes para a festinha da minha princesa

A minha princesinha mais velha fez 7 aninhos e para ela festejar com os amiguinhos da escola quis fazer-lhe um bolo especial, diferente, saboroso e ao mesmo tempo que fosse prático para eles comerem sem se sujarem. Ela já levou bolo de chocolate cortadinho aos quadrados, já levou cupcakes cor de rosa e este ano resolvi fazer-lhe cake pops. Ela adorou a surpresa e sinceramente acho que ficou um bolo mesmo bonito e todos acharam delicioso.

 
Antes de ter feito o meu primeiro workshop de cake pops achava que era muito complicado e que só uma profissional os podia fazer, mas enganem-se pois é bem mais simples do que parece, demora é algum tempo (pois um bolo dá para cerca de 60 cake pops) e exige alguma organização pois não se consegue fazer tudo no mesmo dia.
Aviso-vos já que este vai ser um post longo mas quero-vos explicar todos os passinhos e truques que me ensinaram para vocês também poderem fazer em vossa casa.

1º passo - Primeiro que tudo comecei por fazer um bolo. A receita foi  aque me deram no workshop,  e é uma receita da Joana Roque que se chama bolo da D. Lurdes, mas pode ser qualquer bolo ou até mesmo aproveitar sobras de bolos depois de uma festa (de preferência sem cremes), congelando e depois fazemos os cake pops quando quisermos.

Aqui vai a receita do bolo:
500g de açúcar
400g de farinha
10 colheres de sopa de leite
6 ovos
250g de manteiga
fermento q.b.
 
Comecei por bater as claras em castelo.
De seguida juntei o açúcar, com as gemas, o leite e a manteiga e bati bem.
Adicionei a farinha e por fim envolvi com as claras em castelo.
Levei ao forno, num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha,  a 180ºC até ficar douradinho e o palito sair seco.

2º passo - No dia seguinte esfarelei este bolo todo e fui adicionando lentamente uma lata de leite condensado para ir ligando as migalhinhas todas. Temos de ir amassando tudo muito bem e no final ficamos com um género de uma grande bola de plasticina, fácil de moldar. Mas cuidado não adicionem muito leite condensado (para este bolo adicionei uma lata inteira mas convém ir adicionando aos bocadinhos) pois se a massa ficar muito mole é difícil de moldar e de se aguentar nos pauzinhos.

De seguida fazemos bolinhas com as mãos. Eu como queria fazer em forma de cupcakes comprei um molde aqui e foi bem mais fácil, pois bastou colocar a massa lá dentro, fechar o molde e já está, saiu um cupcake perfeitinho. Saiu 1 não, saíram 60 cake pops ;-)

3º passo -  Quando acabei de os fazer todos derreti chocolate branco em banho maria (comprei o chocolate em pastilhas pois assim já não precisamos de temperá-lo) e mergulhei a pontinha de cada pauzinho nesse chocolate e enfiei no fundinho de cada cake pop (não é preciso empurrar muito para dentro, só o suficiente para o cake pop ficar agarradinho ao pauzito). Aproveito para vos dizer que  comprei os meus pauzinhos coloridos na loja Casa pois para além de terem muitas cores são muito baratos quando comparados com outras marcas. Só para terem uma ideia 50 pauzinhos custam 1 euro.

4º passo - Depois de todos terem o pauzinho mergulhei cada cake pop no chocolate branco de forma a que todo o bolo ficasse coberto. Neste passo convém ir virando o cake pop para o excesso de chocolate ir caindo e ficar perfeitinho. Depois temos de os colocar com cuidado num suporte de esferovite para não se estragarem até secarem.

5º passo - De seguida derreti em banho maria chocolate negro e ao restante chocolate branco adicionei numa tacinha corante amarelo e noutra corante rosa. Claro que aqui já fica ao vosso gosto pois já é uma questão de decoração. Cuidado que os corantes para chocolate são específicos e normalmente só se compram nas lojas da especialidade. Eu comprei os meus aqui.

6º passo - Depois mergulhei a pontinha nos chocolates com diferentes cores , polvilhei com bolinhas coloridas, formiguinhas, estrelinhas, pintarolas,.... e voltei a colocar no suporte de esferovite para secarem direitinhos.


Adorei o resultado final pois como podem ver pelas fotos fica um bolo muito bonito, colorido,  alegre, muito saboroso e na dose certa.

Esqueci-me de dizer que a base é de esferovite que embrulhei com papel cor de rosa, pois era um bolo de uma princesa ;-)

No dia seguinte foi a festinha com os familiares e amigos e no final a lembrança que resolvi oferecer foram cake pops embrulhadinhos ;-)



Aqui fica a sugestão. Experimentem e depois digam como correu.

10 comentários:

MissB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luisa Alexandra disse...

Que lindos!

MissB disse...

Ficaram muito fofos :) em que loja Casa comprou? Aquela do Marshopping?

Beijinhos

Anónimo disse...

Lindos de morrer!!! E posso dizer que estavam super saborosos... De chorar por mais (que foi o que fiz :)
Beijinhos

May

Marisa Valadas disse...

Que giros!

Marta Cunha disse...

Uma ternura estes cakepops :) Gostei muito.

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá...
Espectacular :)
Beijocas
Leonor

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Su Delícia disse...

Que lindos!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Chef de Algibeira disse...

que giro que fica o bolo e realmente diferente e optimo para dividir na escola.. :)
beijinhos

Lúcia disse...

LIndos!!! Tens ideias geniais!!! Adorei as forminhas de cupcakes!!

bj