13 novembro 2008

Cheesecake da Lara



Aqui vai mais uma receita de uma amiga minha, desta vez da Lara ;-)
Este fim de semana vou experimentar mas pelo aspecto tenho a certeza que deve ser muito bom.

Aqui vai: 1 pacote e meio de Bolacha Maria, 1 pacote grande de manteiga, 1 queijo philadelphia, 1 pacote de natas, 4 folhas de gelatina e 1 compota à escolha.

Começar por partir as bolachas em bocados pequenos (usar a trituradora) mas não até ficar em pó. Misturar bem com a manteiga meia derretida até formar uma pasta que cubra a base e os lados de uma tarteira.

Bater o queijo com o pacote de natas e juntar as folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água a ferver.

Colocar por cima da base e reservar no frigorifico por algumas horas até ficar bem consistente.

Finalmente colocar por cima uma compota à escolha.

Bom apetite :-)

09 novembro 2008

Maçã crocante ou "Apple Crisp" - uma agradável surpresa


A minha cunhada já me falava deste doce há algum tempo mas por falta de tempo ou talvez por achar que não iria gostar fui sempre adiando mas este fim de semana ela fê-lo e fiquei agradávelmente surpreendida. É um doce tão agradável e diferente que vale a pena experimentar, para além de ser bastante saudável. Ideal para uma tarde de converseta com as amigas ;-)

Aqui vai a receita:
4 maçãs reinetas grandes, 2 chávenas de farinha integral, 2 chávenas de flocos de aveia, meia chávena de açúcar amarelo, 1 colher de canela e 150g de manteiga derretida.

Começa-se por misturar bem a farinha integral com os flocos de aveia, a canela e o açúcar. De seguida derreter a manteiga e juntar à mistura anterior. Reservar.
Untar um tabuleiro ou pirex com manteiga e colocar no fundo as maçãs cortadas em tiras. Finalmente colocar a mistura de farinha em cima e levar ao forno cerca de 45minutinhos (convém as maçãs ficarem cozidinhas e por cima tostadinho).

Bom apetite e boas conversetas :-)

06 novembro 2008

Miminhos novos na cozinha :-) e muffins de noz com marmelada


Estou tão contente com estes novos instrumentos para a minha cozinha que me pus logo a fazer uns fofos e delicosos muffins.
Comprei tudo no Lidl, seguindo a sugestão da Luísa Alexandra que no seu blog (http://luisaalexandramarques.blogspot.com) falava destas formas de silicone e da folha de silicone que dá imenso jeito para forrar o tabuleiro do forno e dá para 300 utilizações.

Resolvi fazer o bolo de noz com marmelada.

Aqui vai a receita: 250g de açúcar, 6 ovos, 100g de marmelada, 100g de noz, 125g de farinha e 1 colher de chá de fermento.



Comecei por bater as claras em castelo. De seguida bati o açúcar com as gemas. Juntei as nozes picadinhas e a marmelada. Envolvi com as claras e finalmente juntei a farinha e o fermento. Bati bem até fazer bolhas. Levei ao forno, nas forminhas de silicone novas:-)
Ficam prontos num instante e ficaram muito fofinhos e saborosos.
Uma receita com cheirinho a Outono.
Bom apetite.