30 Março 2010

Berbigão


Este petisco foi a minha querida avó que me ensinou.

Aqui vai a receita: 1kg de berbigão fresco, meia cebola picada, 2 dentes de alho picados, salsa, azeite e sal a gosto.
Comecei por pôr o berbigão em água e sal umas horinhas antes de o cozinhar e fui mudando a água para sair a areia. Numa panela pus a cebola e o alho a estalar num bocadinho de azeite (cuidado para não abusar do azeite para não ficar enjoativo). Depois juntei o berbigão (quando o pus na panela não escorri muito pois a água ajuda a fazer o molhinho). Quando o berbigão começou a abrir juntei a salsa picada e servi com pãozinho.
Este petisco é muito simples mas muito bom.
Bom apetite.

29 Março 2010

Workshop de massas


Fui a mais um workshop de cozinha na Quinta São Luiz e desta vez o tema foi "Ponha a mão na massa" e foi literalmente o que fizemos. No final todos tínhamos farinha na roupa, na cara e nos sapatos mas foi muito divertido. Mais uma vez o Chef Hélio e a Joana surpreenderam-nos com a sua boa disposição, simpatia e originalidade e o resultado foi delicioso. Adorei tudo o que fizemos e já estou à espera do próximo.
Deixo-vos aqui umas fotos só para verem o que perderam ;-)

24 Março 2010

Bolo de maçã e caramelo





Já tinha namorado esta receita no blog http://asreceitasladecasa.blogspot.com/ há algum tempo e as maçãs a envelhecer na fruteira, a bimby da mamã cá por casa e um desejo de um doce foram o mote para a fazer. Digo-vos...é dos melhores bolos de maçã que já comi.


Aqui vai a receita:


Bolo - 5 maçãs, 2 chávenas de chá de farinha, 2 colheres de chá de fermento, 150g de açúcar, 200ml de leite, 150g de manteiga e 2 ovos.


Cobertura - 1 copo da bimby (100ml) de açúcar amarelo, 1/2 copo de caramelo (usei de compra) e 150 ml de água.


Comecei por untar uma forma redonda com manteiga e polvilhei com açúcar. De seguida coloquei a maçã fatiada no fundo. No copo da bimby juntei a farinha, o fermento, o açúcar, o leite, a manteiga derretida e os ovos (batidos previamente) e programei 30 seg, vel 4. Para quem não tem bimby acho que basta bater tudo com a batedeira. Deitei esta massa sobre as maçãs. Para a cobertura juntei o açúcar com o caramelo e a água e programei 4 min, 100º, vel 2 (para quem não tem bimby basta levar ao lume cerca de 5 minutinhos para ligar os ingredientes todos). Finalmente reguei a massa do bolo com esta calda (devagarinho para não fazer muitos buracos) e levei ao forno a 180º por 45 minutinhos.


Delicioso.


17 Março 2010

Batatinhas recheadas com mascarpone e creme fraiche


Esta receita foi a surpresa dos canapés salgados. Tem uma textura maravilhosa e surpreende na boca ... não digo à primeira dentada pois tem de se comer tudo de uma vez e quando experimentarem vão perceber porquê ;-)

Aqui vai a receita: 20 batatinhas novas pequeninas e com pele, 150g de queijo mascarpone, 75g de creme fraiche, 1 molho pequenino de cebolinho, 3 fatias de presunto e óleo.

Comecei por lavar bem as batatas e cortei as extremidades. Numa das extremidades abri um buraco até meio da batata (eu fiz com uma colher de café mas se tiverem uma colher parisiense deve ser mais fácil). Sequei-as bem e levei-as a fritar no óleo. Enquanto fazia isto pus as fatias de presunto no forno a 150ºC até ficarem crocantes. Misturei o mascarpone com o creme fraiche, piquei o cebolinho e o presunto e juntei à mistura. Finalmente recheei as batatas (depois de elas terem arrefecido) com esta mistura e levei ao forno 2 minutinhos antes de servir.
Experimentem.
Bom apetite!!!
Aproveito para vos dizer que vai haver um novo workshop, desta vez sobre massas. Para saberem tudo vão a www.quintasluiz.com e já sabem inscrevam-se. Eu lá estarei.

13 Março 2010

O novo avental


A minha mãe comprou este avental para a minha "docinho de leite" me ajudar ainda mais na cozinha. Digam lá se não é uma ternura. Eu também quero um para mim ...

06 Março 2010

Leite-Creme de tomilho


Esta receita é mais uma das maravilhas que aprendemos no workshop de canapés. Quando vi que a íamos fazer fiquei um pouco desconfiada pois achei que não tinha nada uma coisa a ver com a outra mas depois de experimentar tornei-me fã. É realmente uma surpresa à primeira colherada. Experimentem que vale a pena.


Aqui segue a receita : 1l de leite, 6 gemas de ovo, 40g de farinha maisena, 200g de açúcar (no workshop utilizámos 100g de açúcar e 100g de açúcar demerera) e um molho pequeno de tomilho fresco.


Comecei por levar ao lume até ferver o leite e o tomilho. Numa taça misturei o açúcar, a farinha e as gemas. Adicionei o leite fervido, pouco a pouco, a esta mistura e mexi bem. Coei este preparado para um tacho e levei ao lume, sem parar de mexer até o creme engrossar. Coloquei numa taça e deixei arrefecer. Espalhei um pouco de açúcar por cima da taça e queimei com um ferro de queimar até caramelizar.


Bom apetite!!!
Também fica bom com louro, tomilho limão, noz moscada ... enfim, onde a nossa criatividade nos levar.