25 março 2008

Mousse de Morango

Com a chegada da Primavera já apetece docinhos fresquinhos. Esta mousse é deliciosa.

Aqui vai a receita: 500g de morangos, 1 lata de leite condensado, 5 folhas de gelatina, 100ml de leite e 2 pacotes de natas.
Primeiro comecei por laminar cerca de 100g de morangos para os dispor à volta da taça. De seguida triturei os outros 400g de morangos e envolvi-os com o leite condensado. Demolhei as folhas de gelatina em água fria e depois levei-as a lume brando com o leite para derreterem. Incorporei com o preparado de morangos e juntei as natas previamente batidas. Levei ao frigorífico para solidificar.

A família adorou este docinho com cheirinho a Primavera.

22 março 2008

Bolo Mágico

Vi este bolo há algum tempo no blog Carpe Diem http://carlapinheiro.blogspot.com/ e desde então que ando com vontade de o fazer. Aproveitei o dia do Pai e o facto de ter a família toda reunida em minha casa e foi um sucesso, é realmente saboroso e com uma apresentação muito apelativa.
Aqui vai a receita:
Comecei por pré-aquecer o forno a 175ºC e coloquei um tabuleiro com água para pôr no interior a forma em banho-maria.
Barrei uma forma redonda com caramelo (eu utilizei do já feito pois nunca me sai bem o caramelo, ou me fica muito líquido ou fica muito escuro e espesso). De seguida bati 1 chávena de açúcar e 3 ovos inteiros. Adicionei 150g de manteiga derretida e juntei 1 chávena e meia de farinha, meia chávena de chocolate em pó, 1 colher de sobremesa de fermento e meia chávena de leite. Depois de bem batido, deitei na forma por cima do caramelo. De seguida fiz o pudim. Bati 1 lata de leite condensado com 2 latas de leite normal e 4 ovos e pus na forma por cima do bolo.
Levei ao forno a cozer em banho-maria cerca de 1 hora e é aqui que a magia acontece, o bolo vai para cima e o pudim fica no fundo da forma. Desenformei depois de já bem frio.

Uma delícia para a boca e para os olhos.

E como foi um sucesso já tenho um no forno para a Páscoa ;-)
Aproveito para vos desejar uma Páscoa Feliz.

18 março 2008

Ovos mexidos com espargos selvagens

Este fim de semana fui até ao Alentejo e deliciei-me com tanta comidinha boa.
Mal lá chegámos ofereceram-nos um raminho de espargos selvagens e então resolvemos fazer com ovos mexidos e digo-vos ficaram uma maravilha.
Aqui vai a receita:
Primeiro arranjámos os espargos e deixámos numa tacinha com água e vinagre.
Numa frigideira com um pouco de margarina picámos uma cebola e 3 dentes de alho e deixámos fritar um bocadinho. De seguida adicionámos chouriço (alentejana, claro) aos cubinhos e deixámos fritar mais um bocadinho. Depois lavámos bem os espargos com água a ferver para os amolecer e cortámos em bocadinhos bem pequeninos e adicionámos à frigideira. Depois de tudo bem envolvido adicionámos os ovinhos caseiros. Acompanhámos com um tomatinho e pão alentejano. Hummmmm...

13 março 2008

Choquinhos à moda do sogro ;-) e receita prometida

Aproveito primeiro para deixar aqui uma foto de uns choquinhos grelhados com batata a murro que fez o meu sogro. Olhem só para esta apresentação ;-) Estavam uma maravilha. Como bom alentejano que é abusou dos coentros o que tornou o prato ainda mais saboroso.

Como prometido aqui vai a receita da paella (e eu que pensava que era difícil):
Primeiro pôs-se bastante azeite no fundo de um tacho largo e deixou-se fritar uns dentinhos de alho. De seguida adicionaram-se umas perninhas de frango temperadas com sal e piripiri e fritaram um bocadinho. Logo a seguir adicionaram-se os calamares. A minha mãe comprou uma mistura de mariscos própria para paella que adicionou de seguida juntamente com a água (3 copos de água para 1 de arroz). Finalmente adicionou-se o arroz e uma mistura de especiarias que já se vende própria para paella. Deixou-se cozer o arroz e ... já está. Mais simples é impossível e ficou uma maravilha. Achámos é que podia ter ficado mais saborosa se tivéssemos frito também uns cubinhos de bacon no início. Para a próxima vamos experimentar e também vamos pôr os pimentos mojones (à boa maneira espanhola).

11 março 2008

Paella da mamã


Este fim de semana a minha mãe surpreendeu-nos com uma deliciosa paella que foi saboreada à beira mar. Estava uma delícia. Vou-lhe pedir a receita e depois ponho aqui. A foto é só para vos abrir o apetite ;-)

07 março 2008

Robalo em papelote

Eu tenho "chateado" os meus amigos para me enviarem fotos e receitas de coisinhas boas que façam para eu poder partilhar no meu blog.
Esta receita foi-me enviada pela minha querida amiga Rita Azedo. Eu já experimentei e ficou delicioso.
Aqui vai a receita:
Espalha-se um pouco de azeite no papel de alumínio. Lava-se bem o peixe e coloca-se por cima do azeite. Polvilha-se com um pouco de sal. Cortam-se todos os vegetais que nos apetecer (cenoura, courgette, couve lombarda, pimentos) e espalham-se dentro e por cima do peixe. Juntam-se uns grãos de pimenta e umas ervas aromáticas (salsa,coentros, poejo, tomilho) e rega-se com mais um fiozinho de azeite. Fecha-se o papel de alumínio e vai ao forno entre 15 a 20 minutos (depende do tamanho do peixe).
Pode-se fazer com outros peixes como truta, dourada, ...
Esta receita para além de muito saborosa é muito saudável. Experimentem.

06 março 2008

Mousse de manga



Esta mousse é muito fresquinha e super fácil de fazer. Basta juntar 1 lata de leite condensado, 1 pacote de natas, 8 folhas de gelatina dissolvidas em 1 lata (do leite condensado) de água quente e uma lata de polpa de manga. Envolve-se tudo muito bem e leva-se ao frigorífico (de preferência de uma dia para o outro).
Nesta mousse ainda juntei pedacinhos de manga o que ficou ainda mais saborosa.