21 Outubro 2008

Bolo de ananás da mamã


Este bolo é tão bommmm. Fica muito molhadinho e é muito saboroso.

Aqui vai a receita:
300g de farinha, 300g de açúcar, 250g de manteiga, 6 ovos, 1 lata de ananás, 1 frasco de caramelo e 1 colher de chá de fermento.

Começar por bater bem o açúcar com a manteiga. De seguida ir juntando as gemas uma a uma. Juntar a farinha e o fermento e finalmente envolver com as claras em castelo.
Forma-se uma forma sem buraco com caramelo e colocam-se as rodelas de ananás até cobrir o fundo. De seguida junta-se o creme e leva-se ao forno.
Não se deve deixar cozer muito pois ele é bom é molhadinho.

Este fim de semana fiz um bolo de nozes com marmelada maravilhoso mas ainda não partilhei com vocês pois comeu-se tão rápido que nem tive tempo de tirar foto mas esta semana vou fazê-lo outra vez e venho logo aqui postar ;-)

Bom apetite.

20 Outubro 2008

Janquinzinhos fritos


Antes de mais desculpem a minha ausência mas tenho tido a minha filhota doentinha e a vontade e tempo para cozinhar não tem sido nenhuma.

Andei à procura de fotos de receitas que ainda não tinha partilhado convosco, para retomar este meu cantinho enquanto não retomei a cozinha ;-) e encontrei este petisco que não tem nada que saber e fica bem quer como entrada quer como prato principal, acompanhado com arroz de tomate.

Basta fritar carapauzinhos pequeninos (previamente temperados com sal) envoltos em farinha numa fritadeira com óleo bem quente.
Numa frigideira aloirar cebola cortada fininha com algumas folhas de louro e azeite que depois regamos por cima dos carapaus.
Maravilhoso.

08 Outubro 2008

Frango à Indiana



Antes de mais desculpem a qualidade da foto mas estou sem máquina fotográfica e teve de ser com o telemóvel.

Esta receita vem na Saberes & Sabores deste mês. Fiz pequenas alterações para ficar mais ao meu gosto e digo-vos ficou delicioso....mas picante ;-)

Aqui vai a receita que fiz:
4 peitos de frango, 1 iogurte natural, 1 cebola, raiz de gengibre, 1 malagueta fresca de piripiri, 4 cardamomos, 50g de Vaqueiro, 1 lata de tomate em pedaços, 2 colheres de sopa de caril (na receita original punham açafrão), sal, piripiri e coentros picados.

Comecei por cortar os peitos de frango em cubinhos e temperei-os com sal, raiz de gengibre pelada e ralada e o iogurte. De seguida piquei a cebola, a malagueta (retirei todas as sementes) e as sementes dos cardamomos previamente esmagadas e levei ao lume com a Vaqueiro até a cebola alourar. Adicionei os peitos de frango e deixei alourar e de seguida juntei o tomate em pedaços. Deixei ferver e fui mexendo. Quando o frango estava a ficar macio juntei o caril, o piripiri e os coentros.
Servi com arroz basmati.

Experimentem pois é diferente e muito saboroso. Nós cá em casa adorámos.

07 Outubro 2008

Gratinado de massa com presunto da Fátima



Desta vez resolvi partilhar com vocês uma receita da minha amiga Fátima pois como podem ver pela foto tem um aspecto delicioso. Este fim de semana não me vai escapar...

Como já vos contei ando sempre a pedir aos meus amigos para me enviarem fotos e receitas dos seus pratos favoritos pois acho engraçado e bastante produtiva esta troca de experiências (ainda estou à espera do bolo de chocolate do A ;-)

Aqui vai a receita:

Cozer 500 g de massa farfalle em água temperada com sal e azeite até ficar al-dente.
Entretanto, num tacho ferver leite e juntar 400 g de ervilhas congeladas (a quantidade de leite é o suficiente para cobrir as ervilhas) até cozer.
Numa frigideira aquecer azeite, juntar uma cebola picada e deixar alourar. Depois juntar 200g de presunto em pedaços (convém não ser presunto grosso para não ficar salgado) e fritar até ficar dourado.
Numa travessa misturar tudo (o leite, as ervilhas, a massa escorrida e o presunto).
Numa tigela bater 1 pacote de natas com um pouco de sumo de limão e 2 ovos e colocar sobre a mistura da travessa. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno até gratinar.

Bom apetite!

03 Outubro 2008

Mais da festinha dos 30



Aqui ficam mais umas fotos de coisinhas boas que tinha na minha mesa da festinha dos 30.

A tarte gelada é a mesma que fiz quando festejei o primeiro aniversário deste meu cantinho só que substituí a parte de cima por mousse de morango (como tinha sugerido na altura) e ... ficou deliciosa e bem mais fresquinha (a receita da tarte está no dia 28 de Julho e a da mousse de morango no dia 25 de Março, se quizerem experimentar).

O melão com presunto fica sempre bem e toda a gente gosta pois é muito fresquinho e saboroso.

Em breve vou postar um frango à Indiana que vem na Saberes & Sabores deste mês.

Ficou delicioso, diferente e picante ;-) Hummmmmmmm